A resiliência das cidades frente a chuvas torrenciais: Estudo de caso do plano de contingência da cidade do Rio de Janeiro / The resilience of cities across the torrential rains: case study of the contingency plan of the city of Rio de Janeiro (Brazil)
PDF

Palavras-chave

redução de desastres
gestão de crises
plano de contingência

Como Citar

AMORIM, M. F. de; QUELHAS, O. L. G.; MOTTA, A. L. T. S. da. A resiliência das cidades frente a chuvas torrenciais: Estudo de caso do plano de contingência da cidade do Rio de Janeiro / The resilience of cities across the torrential rains: case study of the contingency plan of the city of Rio de Janeiro (Brazil). Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 26, n. 3, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/24486. Acesso em: 11 ago. 2022.

Resumo

A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro elaborou um Plano de Ações onde uma das bases é a Estratégia Internacional para a Redução de Desastres da Organização das Nações Unidas - ONU. Este Plano visa minimizar os grandes impactos causados pelas chuvas torrenciais que geralmente assolam o município do Rio de Janeiro no verão como enchentes e deslizamentos. Este problema agregado às características do relevo e a ocupação desordenada da cidade afeta principalmente aos moradores das áreas de risco. O Marco de Ações de Hyogo, produto da Conferência Mundial de Redução de Desastres que ocorreu no Japão em janeiro de 2005, vem influenciando diretamente as ações do município do Rio Janeiro. Este capítulo tem por objetivo descrever as bases teóricas do Plano de Emergência para chuvas fortes da Cidade do Rio de Janeiro - PEM-Rio.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...