Avaliação do impacto do programa de coleta seletiva de lixo na frequência de calliphoridae e muscidae em Tupã-SP / Evaluation of the impact of selective collection program in the frequency of Calliphoridae and Muscidae in Tupã, São Paulo (Brazil)
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Saúde ambiental
Dípteros muscóides
Resíduos sólidos
Coleta seletiva

How to Cite

DIAS, L. S.; GABRIEL FILHO, L. R. A.; GUIMARÃES, R. B. Avaliação do impacto do programa de coleta seletiva de lixo na frequência de calliphoridae e muscidae em Tupã-SP / Evaluation of the impact of selective collection program in the frequency of Calliphoridae and Muscidae in Tupã, São Paulo (Brazil). Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 26, n. 1, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/22762. Acesso em: 24 apr. 2024.

Abstract

Este trabalho discute o uso da análise de frequência de moscas das famílias Calliphoridae e Muscidae na avaliação do impacto da implantação de programas de coleta seletiva de lixo urbano. Para isto, utilizou-se do estudo de caso de Tupã, município paulista, em duas fases distintas: fase 1 - compreendida entre os meses de junho e outubro de 2001, período caracterizado pela presença do lixão e; fase 2 - entre os meses de novembro de 2001 a maio de 2002, caracterizada pelo início da implantação do processo de coleta seletiva e reciclagem e aterramento gradativo do lixão. Procedeu-se a captura dos insetos com dez armadilhas confeccionadas com garrafas plásticas, de dois litros, do tipo PET, alocadas em residências e árvores ao redor do lixão. Como atrativo utilizou-se aproximadamente 400 ml de vinhaça de cana de açúcar, substituída semanalmente no ato da colheita. Nas duas fases da pesquisa, observou-se que a família mais frequente e constante foi a Calliphoridae. Houve correlação positiva, antes da coleta seletiva, entre o número de califorídeos e a precipitação pluviométrica (0,638) e, entre o número de muscídeos e a temperatura média (0,605). Após a coleta, o mesmo não foi observado. O programa de coleta seletiva implantado nesse município paulista resultou em diminuição significativa na frequência de dípteros e a análise da flutuação de califorídeos e muscídeos demonstrou-se como um eficiente indicador de monitoramento da qualidade ambiental.
PDF (Português (Brasil))

Authors hold the Copyright for articles published in this journal, and the journal holds the right for first publication. Because they appear in a public access journal, articles are licensed under Creative Commons Attribution (BY), which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...