Avaliação do impacto do programa de coleta seletiva de lixo na frequência de calliphoridae e muscidae em Tupã-SP / Evaluation of the impact of selective collection program in the frequency of Calliphoridae and Muscidae in Tupã, São Paulo (Brazil)
PDF

Palavras-chave

Saúde ambiental
Dípteros muscóides
Resíduos sólidos
Coleta seletiva

Como Citar

DIAS, L. S.; GABRIEL FILHO, L. R. A.; GUIMARÃES, R. B. Avaliação do impacto do programa de coleta seletiva de lixo na frequência de calliphoridae e muscidae em Tupã-SP / Evaluation of the impact of selective collection program in the frequency of Calliphoridae and Muscidae in Tupã, São Paulo (Brazil). Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 26, n. 1, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/22762. Acesso em: 16 ago. 2022.

Resumo

Este trabalho discute o uso da análise de frequência de moscas das famílias Calliphoridae e Muscidae na avaliação do impacto da implantação de programas de coleta seletiva de lixo urbano. Para isto, utilizou-se do estudo de caso de Tupã, município paulista, em duas fases distintas: fase 1 - compreendida entre os meses de junho e outubro de 2001, período caracterizado pela presença do lixão e; fase 2 - entre os meses de novembro de 2001 a maio de 2002, caracterizada pelo início da implantação do processo de coleta seletiva e reciclagem e aterramento gradativo do lixão. Procedeu-se a captura dos insetos com dez armadilhas confeccionadas com garrafas plásticas, de dois litros, do tipo PET, alocadas em residências e árvores ao redor do lixão. Como atrativo utilizou-se aproximadamente 400 ml de vinhaça de cana de açúcar, substituída semanalmente no ato da colheita. Nas duas fases da pesquisa, observou-se que a família mais frequente e constante foi a Calliphoridae. Houve correlação positiva, antes da coleta seletiva, entre o número de califorídeos e a precipitação pluviométrica (0,638) e, entre o número de muscídeos e a temperatura média (0,605). Após a coleta, o mesmo não foi observado. O programa de coleta seletiva implantado nesse município paulista resultou em diminuição significativa na frequência de dípteros e a análise da flutuação de califorídeos e muscídeos demonstrou-se como um eficiente indicador de monitoramento da qualidade ambiental.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...