A compartimentação do relevo como subsídio aos estudos ambientais no município de Ituiutaba-MG / The compartmentation of relief as subsidy to environmental studies in the municipality of Ituiutaba-MG
PDF

Como Citar

MARTINS, F. P.; COSTA, R. A. A compartimentação do relevo como subsídio aos estudos ambientais no município de Ituiutaba-MG / The compartmentation of relief as subsidy to environmental studies in the municipality of Ituiutaba-MG. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 26, n. 2, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/21735. Acesso em: 15 ago. 2022.

Resumo

O município de Ituiutaba está localizado na mesorregião geográfica do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Possui área municipal de 2.598,046 km2 e perímetro urbano correspondente a 37,40 km2. A falta de dados sobre as características ambientais e tipo de ocupação da terra é um impedimento à elaboração de planejamentos ambientais no município. Nesta ótica, objetivou-se efetuar a compartimentação morfológica de Ituiutaba seguindo as taxonomias propostas por Ross (1992), contemplando do 1º ao 4º taxon. E a análise das características ambientais do município foi elaborada seguindo a metodologia de Ab'saber (1969) referente à Compartimentação Morfológica, Estrutura Superficial e Fisiologia da Paisagem. A compartimentação foi elaborada a partir do estudo de bibliografias sobre a área de estudo e análise da dinâmica do relevo pretérito e atual. Os materiais utilizados foram imagens de satélite TM/Landsat5, fotografias aéreas e as cartas topográficas. Assim, quatro grandes unidades foram mapeadas para (4º táxon), sendo elas: o Planalto de Ituiutaba, as Superfícies de Cimeira, Chapada Embutida e Depressão Interplanáltica. As classes de solo encontradas na área são: Latossolo vermelho; Gleissolo Melânico; Neossolos Litólicos; Argissolo Vermelho-Amarelo e Nitossolo Vermelho. Enquanto que Agricultura; Pastagem; Vegetação Natural; Corpos d'água e Malha Urbana são as categorias de uso da terra encontradas.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...