Topofobia e topofilia em "A Terra", de "Os Sertões": uma análise ecocrítica do espaço sertanejo euclidiano / Topophobia and topophilia in"The Land" of "Os Sertões": Analysis ecocriticism of space Sertanejo Euclideano
PDF

Palavras-chave

Literatura
Ecologia
Geografia Humanista

Como Citar

SILVA, E. F. da; COSTA, . M. A.; MOURA, G. J. B. de. Topofobia e topofilia em "A Terra", de "Os Sertões": uma análise ecocrítica do espaço sertanejo euclidiano / Topophobia and topophilia in"The Land" of "Os Sertões": Analysis ecocriticism of space Sertanejo Euclideano. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 26, n. 2, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/21291. Acesso em: 25 jun. 2022.

Resumo

Em 1902, o jornalista Euclides da Cunha publicou a obra Os Sertões que, além de iniciar o Pré-Modernismo brasileiro, colocou em evidência o sertão baiano, a partir da retratação da Guerra de Canudos. Este trabalho volta-se ao capítulo "A Terra" do livro euclidiano, com o objetivo de analisar, à luz do método de análise do discurso e da perspectiva ecocrítica - que concerne às imbricações entre a literatura e a ecologia -, a visão que o autor traça entre os sertanejos e o sertão, bem como o seu próprio sentimento com relação a esse espaço, tendo em vista os conceitos de topofobia - aversão ao ambiente físico - e topofilia - familiaridade ou apego, propostos pelo geógrafo chinês Yi-Fu Tuan e referentes à geografia humanista. Assim, os discursos presentes na narrativa demonstram a predominância do sentimento de aversão e horror à caatinga no que diz respeito à subjetividade do escritor e o oikos referenciado por ele.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...