Zoneamento hierárquico da paisagem nos domínios da Bacia do Rio Uruguai / Landscape hierarchical zoning in the domains of the Uruguay River Basin
PDF

Palavras-chave

Ecologia da Paisagem
Análise de Imagem Orientada a Objetos Geográficos
uso e cobertura da terra
dinâmica da paisagem.

Como Citar

FREITAS, M. W. D. de; SANTOS, J. R. Zoneamento hierárquico da paisagem nos domínios da Bacia do Rio Uruguai / Landscape hierarchical zoning in the domains of the Uruguay River Basin. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 26, n. 2, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/19771. Acesso em: 23 maio. 2022.

Resumo

Este artigo apresenta uma abordagem que combina ferramentas de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e de Sensoriamento Remoto (SR) para o mapeamento integrado da paisagem, dentro de diretrizes de um zoneamento hierárquico e de princípios da Ecologia da Paisagem. Variáveis físicas, ecológicas e sociais são integradas, empregando-se análise multivariada desses fatores para uma categorização de unidades de paisagem. Na abordagem metodológica constam as fases de: a) organização e processamento das variáveis paisagísticas em ambiente de SIG e de Análise de Imagem Orientada a Objetos Geográficos (GEOBIA); b) zoneamento hierárquico da paisagem em "geons" e Unidades de Planejamento da Paisagem (UPP's); c) análise multivariada das UPP's resultantes com a definição de dois níveis hierárquicos (hólons) da paisagem. O mapeamento das unidades de paisagem e a análise multivariada permitem o entendimento de padrões e da distribuição espacial da paisagem investigada. O zoneamento hierárquico da paisagem aqui desenvolvido traz uma contribuição da abordagem de GEOBIA, considerado potencial para a análise e integração de dados de SIG e Sensoriamento Remoto nesse tipo de estudo.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...