Relação entre produção e demanda hídrica na bacia do rio Uberabinha, estado de Minas Gerais, Brasil / Relationship between production and demand water in the Uberabinha watershed, State of Minas Gerais, Brazil
PDF

Palavras-chave

Bacia do Rio Uberabinha
água
produção e demanda hídrica.

Como Citar

QUEIROZ, A. T. de; OLIVEIRA, L. A. de. Relação entre produção e demanda hídrica na bacia do rio Uberabinha, estado de Minas Gerais, Brasil / Relationship between production and demand water in the Uberabinha watershed, State of Minas Gerais, Brazil. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 25, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/17789. Acesso em: 8 ago. 2022.

Resumo

A compreensão das fases do ciclo hidrológico é essencial em estudos hidrológicos. Neste sentido este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre produção e demanda de água na Bacia Hidrográfica do Rio Uberabinha, à montante da estação fluviométrica Fazenda Letreiro (Agencia Nacional de Águas - ANA, código 60381000) utilizando-se dados de vazão da referida estação, série histórica de 1976 a 2006 e de outorga superficial do IGAM. No tratamento estatístico dos dados foi utilizada a distribuição de Gumbel para eventos extremos e análises matemáticas no software Siscah. Análise da relação entre a produção e consumo demonstra que a produção hídrica não é insuficiente para atender a demanda. O volume outorgado é de 3,4 m³/s, no entanto, análise estatística do período de retorno, indica que a cada 14 anos ocorra uma vazão mínima igual ou inferior a 3,4 m³/s, confirmando a situação de escassez hídrica na bacia analisada. A partir dos resultados obtidos neste trabalho pode-se concluir que é necessário um plano de gestão de recursos hídricos para a área de estudos, viabilizando assim o manejo adequado das atividades econômicas utilizadoras de água e a participação de todos os usuários de água da bacia.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...