Câmpus Glória: os impactos socioambientais da expansão da Universidade Federal de Uberlândia / Glória Campus: the social and environmental impacts of Federal University of Uberlândia expansion process
PDF

Palavras-chave

Universidade
Câmpus universitário
Impactos socioambientais

Como Citar

PRIETO, . C.; COLESANTI, M. T. de M. Câmpus Glória: os impactos socioambientais da expansão da Universidade Federal de Uberlândia / Glória Campus: the social and environmental impacts of Federal University of Uberlândia expansion process. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 24, n. 3, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/17663. Acesso em: 28 maio. 2022.

Resumo

A implantação do câmpus Glória da Universidade Federal de Uberlândia é um projeto desenhado pela universidade desde a década de 1970 que somente agora se torna realidade, graças à política de expansão das universidades federais. O projeto do novo câmpus da UFU, discutido com a comunidade universitária e externa entre 2010 e 2011, foi aprovado e teve sua implantação iniciada com a construção dos primeiros prédios. Esse trabalho, fruto de discussões realizadas no Programa de Pós-Graduação em Geografia e desenvolvido no âmbito de um projeto institucional da própria universidade, avalia os efeitos e impactos urbanísticos, ambientais e socioeconômicos da implantação do novo câmpus, a partir dos atuais usos e predominâncias da área que soma quase 5% do perímetro urbano da cidade de Uberlândia e das propostas elaboradas durante os processos do plano diretor físico territorial, do projeto urbanístico e dos estudos de impacto ambiental e urbanístico, discutindo a necessidade e a viabilidade desse grande empreendimento para a cidade e região.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...