Public participation, artisanal fishers, and the implantation of a coastal megaproject / Participação pública, pescadores artesanais e a implantação de um megaprojeto costeiro
PDF

Palavras-chave

pescadores artesanais
mega empreendimento
participação pública

Como Citar

DITTY, J. M.; REZENDE, C. E. de. Public participation, artisanal fishers, and the implantation of a coastal megaproject / Participação pública, pescadores artesanais e a implantação de um megaprojeto costeiro. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 25, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/17477. Acesso em: 20 maio. 2022.

Resumo

O presente estudo buscou reidentificar as percepções dos pescadores marinhos artesanais da comunidade do Farol de São Tomé, município de Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil, referentes ao processo decisório político frente à implantação do Complexo Portuário Industrial do Açu (ASIC). A pesca marinha artesanal pode estar ameaçada pelo tamanho e escopo do ASIC, que será o maior complexo portuário e industrial da América do Sul. Dados foram coletados através de entrevistas com perguntas abertas entre 13 pescadores marinhos ativos na comunidade do Farol de São Tomé. Os resultados do estudo indicam que, mesmo querendo participar no processo de licenciamento do ASIC, os profissionais da pesca não tiveram oportunidades suficientes para tal participação e que a maioria dos pescadores desconfia dos motivos que nortearam decisões na sua região. Os pescadores também preveem mudanças adversas às suas atividades. Para debater questões operacionais do ASIC recomenda-se a realização de audiências públicas na comunidade do Farol de São Tomé.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...