"Neodesenvolvimentismo" brasileiro: implicações para a integração regional no âmbito do Mercosul / "Neodesenvolvimentismo" brasileño: implicaciones para la integración regional en el Mercosul
PDF

Palavras-chave

Neodesenvolvimentismo
integração regional
Mercosul

Como Citar

LAMOSO, L. P. "Neodesenvolvimentismo" brasileiro: implicações para a integração regional no âmbito do Mercosul / "Neodesenvolvimentismo" brasileño: implicaciones para la integración regional en el Mercosul. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 24, n. 3, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/17470. Acesso em: 25 maio. 2022.

Resumo

Nos últimos anos, ações da política macroeconômica brasileira tem retomado princípios da política Desenvolvimentista que esteve em voga nos anos cinquenta. Elementos diferenciados foram merecedores da denominação "neodesenvolvimentista", cujo princípio se pauta na intervenção direta do Estado no setor produtivo, estratégias de planejamento de médio e longo prazo e investimentos em infraestrutura, medidas as quais foram acrescidas a prioridade ao comércio exterior e intensificação de políticas de assistência social. O neodesenvolvimentismo nacional é o foco de análise, neste texto, para a discussão sobre ações recentes na política de integração regional no âmbito do Mercosul. Este texto apresenta uma breve introdução sobre as características da política macroeconômica, discute eventos selecionados da conjuntura internacional e termina por oferecer um quadro sobre as perspectivas e limitações para o fortalecimento da integração nacional em se considerando os dois vetores da macroeconomia e da conjuntura internacional.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...