Avaliação dos critérios morfodinâmicos para a fase de diagnóstico do projeto orla:um estudo de caso em praias arenosas com desembocaduras fluviais / Evaluation of the morphodynamic criteria for the diagnostic phase of Projeto Orla: a case study on sandy..
PDF
PDF

Palavras-chave

Projeto Orla
Morfodinâmica Costeira
Diagnóstico Paisagístico
Geoindicadores.

Como Citar

DA ROCHA, T. B.; FERNANDEZ, G. B.; NASCIMENTO, L. C. Avaliação dos critérios morfodinâmicos para a fase de diagnóstico do projeto orla:um estudo de caso em praias arenosas com desembocaduras fluviais / Evaluation of the morphodynamic criteria for the diagnostic phase of Projeto Orla: a case study on sandy.. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 25, n. 2, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/17274. Acesso em: 1 out. 2022.

Resumo

O presente trabalho buscou analisar parte dos critérios de diagnóstico do Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto Orla) do Ministério do Meio Ambiente (2002), especificamente considerando a morfodinâmica e a fisiografia, como justificativa para a uma análise voltada para a vulnerabilidade física. Logo, buscou-se a realização deste trabalho na orla próximo à foz do rio Paraíba do Sul, cuja área é reconhecida pela intensa instabilidade morfológica e fases severas de erosão costeira. Foi averiguada a metodologia de delimitação da orla propriamente dita, o estabelecimento de áreas restritivas ou de não-edificação e a caracterização de tipologias de orla, associada ao estabelecimento de Unidades de Paisagem. A aplicação prática de tais critérios indicou algumas fragilidades e a necessidade de adaptações às características geomorfológicas da orla. Desta forma, foram sintetizadas sugestões de adaptação e complementação, como por exemplo, a aplicação de Geoindicadores para avaliação do comportamento morfodinâmico da orla.
PDF
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...