O "espaço de morar" na arquitetura moderna: reflexões a partir de quatro residências de Irati - PR / The "dwelling space" in modern architecture: reflections on four residential buildings in Irati - Paraná (Brazil)
PDF

Palavras-chave

Arquitetura modernista
espaço de morar
Eduardo Posfaldo

Como Citar

MENDES, G. A.; LÖWEN SAHR, C. L. O "espaço de morar" na arquitetura moderna: reflexões a partir de quatro residências de Irati - PR / The "dwelling space" in modern architecture: reflections on four residential buildings in Irati - Paraná (Brazil). Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 24, n. 1, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/14482. Acesso em: 17 maio. 2022.

Resumo

Este artigo analisa o 'espaço de morar' influenciado pelo movimento modernista na cidade de Irati - PR, enfatizando seu aspecto espacial. A análise ocorre a partir de quatro residências unifamiliares construídas durante a década de 1950, projetadas por Eduardo Posfaldo, profissional local. Nestas são observados elementos arquitetônicos característicos do modernismo, como os pans de verr e pilotis. Valorizando-se as linhas retas, o 'espaço de morar' é concebido de forma racionalista. A partir da análise destas habitações, foi constatado que estas ocupam um percentual relativamente pequeno (31%) de seus lotes, o que permite inferir a importância das áreas verdes e jardins nesta modalidade de 'espaço de morar'. No interior das habitações, a ênfase em termos de área está nos espaços íntimos (28,5%), seguidos dos espaços sociais (26%). Um aspecto singular encontrado em Irati é o compartilhamento do 'espaço de morar' com o 'espaço profissional'.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...