O desempenho da indústria em Uberlândia entre 1996 e 2007: Crescimento do setor de alimentos e bebidas e o retrocesso industrial / The industrial performance in Uberlândia between 1996 and 2007: growth of the beverage and foods sector and the industrial..
PDF

Palavras-chave

Reestruturação Industrial
Indústria Intensiva em Recursos Naturais
Setor de Alimentos e Bebidas em Uberlândia

Como Citar

MESQUITA, F. C.; FURTADO, A. T. O desempenho da indústria em Uberlândia entre 1996 e 2007: Crescimento do setor de alimentos e bebidas e o retrocesso industrial / The industrial performance in Uberlândia between 1996 and 2007: growth of the beverage and foods sector and the industrial.. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 23, n. 3, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/13498. Acesso em: 24 maio. 2022.

Resumo

Este artigo discorre sobre as características que definem a dinâmica industrial em Uberlândia entre 1996 e 2007, focando no crescimento do setor de alimentos e bebidas e sua diversificação interna, com o fortalecimento da agroindústria processadora de carnes, equiparando-se ao processamento de grãos. Esse processo é compreendido pela ótica dos novos elementos que caracterizam a economia brasileira após 1990, com a abertura econômica e a reestruturação industrial. Em tese, uma das características desse sistema seria privilegiar as indústrias intensivas em recursos naturais, cuja inserção no mercado externo ocorre de forma mais acentuada. No entanto, conforme buscamos demonstrar pelo estudo da microrregião de Uberlândia, a especialização no setor de alimentos e bebidas tem sido acompanhada por um retrocesso da indústria tanto em nível nacional, quanto estadual.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...