A percepção ambiental de uma comunidade da caatinga sobre o turismo: visões e perspectivas para o planejamento turístico com vistas a sustentabilidade / Perceptions of a community environmental caatinga on tourism: visions and prospects for tourism.....
PDF

Palavras-chave

Planejamento turístico
percepção ambiental e participação

Como Citar

PINHEIRO, I. S.; LIMA, V. A.; FREIRE, E. X.; MELO, A. A. A percepção ambiental de uma comunidade da caatinga sobre o turismo: visões e perspectivas para o planejamento turístico com vistas a sustentabilidade / Perceptions of a community environmental caatinga on tourism: visions and prospects for tourism..... Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 23, n. 3, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/13410. Acesso em: 22 maio. 2022.

Resumo

O Turismo é hoje uma relevante alternativa econômica para diferentes cidades, regiões e países. Devido aos elevados índices de renda que este gera, o Turismo passou a ser incentivado por governos de muitos países, desenvolvendo-se de forma desordenada e sem a participação da comunidade local, o que gerou danos a estas comunidades e ao ambiente natural dos vários destinos turísticos. Baseado nisso, esta pesquisa insere-se na perspectiva de aplicar uma estratégia de participação social para planejamento do Turismo. Para tanto, realizou-se uma análise da percepção ambiental da comunidade de Tenente Laurentino Cruz\RN, entendendo que as visões, opiniões e expectativas das pessoas que vivem na localidade caracterizam-se como relevantes subsídios na proposição de ações e políticas de organização do município para o Turismo. A metodologia utilizada consiste em pesquisa bibliográfica e documental, bem como utilização de observações e aplicação de questionários junto aos moradores das zonas urbana e rural de Tenente Laurentino Cruz, nos meses de maio a junho de 2010. Assim, o trabalho traz a percepção ambiental como estratégia de participação comunitária no planejamento turístico, contribuindo para a construção de um Turismo menos impactante e mais participativo, que tenha como objetivo último o desenvolvimento de base local.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...