Problemática no uso da terra e no manejo agrícola da bataticultura em Bueno Brandão, MG / Problematic in land use and management of agricultural production of potatoes in Bueno Brandão, MG (Brazil)
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Uso intensivo de agroquímicos
áreas de preservação permanente (APP)
contaminação do solo e da água.

How to Cite

BOULOMYTIS, V. T. G.; BRESAOLA JUNIOR, R. Problemática no uso da terra e no manejo agrícola da bataticultura em Bueno Brandão, MG / Problematic in land use and management of agricultural production of potatoes in Bueno Brandão, MG (Brazil). Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 25, n. 2, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/12576. Acesso em: 5 dec. 2022.

Abstract

No município de Bueno Brandão, sul de MG, o plantio de batatas vem sendo uma atividade sócio-econômica importante por muitas décadas. O uso intensivo de agroquímicos é uma das características principais do seu manejo. Neste trabalho, algumas propriedades foram registradas na parte interna ou em áreas próximas à sub-bacia do Rio das Antas, a fim de compreender como o uso da terra e da produção agrícola acontece. Alguns dos dados avaliados foram: a localização de cada plantação, se foram desenvolvidas dentro ou fora de áreas de preservação permanente ao redor de cursos d'água; o tipo e a quantidade de agroquímicos utilizado pelos fazendeiros; se eles haviam enviado amostras do solo para o laboratório previamente a fim de determinar os tipos e quantidades de nutrientes que a terra de fato necessitava; e também, o sistema de produção utilizado, manual ou mecanizado. Por fim foi observado, como na hipótese original, que mesmo sendo tradicional na região, a bataticultura apresenta inadequação no uso da terra e no sistema de produção, nos quais intensas e não necessárias dosagens de agroquímicos são aplicadas, e muitas plantações são localizadas dentro de áreas de preservação ou próximas de rios e nascentes.
PDF (Português (Brasil))

Authors hold the Copyright for articles published in this journal, and the journal holds the right for first publication. Because they appear in a public access journal, articles are licensed under Creative Commons Attribution (BY), which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...