A CARTOGRAFIA SOCIAL E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESENHO A CONSTRUIR
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78672Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa, Prática Docente, Proposta Metodológica, Cartografia Escolar, Ensino MédioResumo
Este artigo procura apresentar uma proposta metodológica a ser executada em turmas da 1ª série do Ensino Médio, especificamente, para o ensino da Geografia por meio da Cartografia Social e de seu uso enquanto linguagem mediática para facilitar a compreensão dos diversos instrumentos e mecanismos associados à operacionalização dos conteúdos pertinentes à Cartografia Escolar e os desafios para um projeto interdisciplinar. Nesta perspectiva, pretende-se que a Cartografia Social assuma um lugar estratégico no saber-fazer dos professores de Geografia, em situação de ensino, e que estes procurem a partir dos conteúdos cartográficos, trabalhar aprendizagens significativas por meio da realidade cotidiana do alunado, elegendo este o centro do processo ensino e aprendizagem. Optou-se pela pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico na busca de dialogar com os autores da presente temática. A partir desse enfoque, defende-se que a busca por novas metodologias de ensino pelos professores contribui para que as aulas de geografia sejam mais atrativas e que o ensino da Cartografia Escolar poderá ser lecionado por meio da Cartografia Social também, contribuindo para que os alunos possam participar das aulas de forma mais ativa, evolvendo os conteúdos teóricos e os conhecimentos empíricos na confecção de mapas sociais e temáticos, além de favorecer a formação de alunos críticos, reflexivos e atuantes sobre suas realidades vividas. Assim, chegou-se a uma sequência didática, conforme definido por Guy Brousseau, para se trabalhar a Cartografia Escolar por meio da Cartografia Social em aula.
Referências
ACSELRAD, Henri. CALI, Luis Régis. Disputas Territoriais e Disputas Cartográficas. In: ACSELRAD, H. (Org). Cartografias Sociais e território. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, 2008.
ALMEIDA, Regina Araújo de. A Cartografia Tátil no Ensino de Geografia: teoria e prática. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (Org). Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
ALMEIDA, Rosângela Doin. Uma proposta metodológica para a compreensão de mapas geográficos. In: ______. (Org). Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
ANDRÉ, Marli. Pesquisa, Formação e Prática Docente. In: ______ (org). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas-SP: Papirus, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia: ensino fundamental: terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEB, 1998.
BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.
CARLOS, A. F.(org). A Geografia na sala de aula. 8ª. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
CÂMERA, Camila de Freitas. BARBOSA, Maria Edivani Silva. Abordagem Cartográfica no Ensino de Geografia: Reflexão para o ensino fundamental. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 3, n. 5, p. 31-53, jul./dez. 2012.
CARVALHO, Josias Ivanildo Flores de Carvalho, Et Al. A cartografia social como possibilidade para o ensino de geografia: a pesquisa colaborativa em ação. Revista de Geografia, Recife, v. 33, n. 2, 2016.
CASTELAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. Um breve referencial teórico e a educação geográfica. In: _______; VILHENA, Jerusa. (Org). Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Para entender a necessidade de práticas prazerosas no ensino de geografia na pós-modernidade. In: REGO, N; CASTROGIOVANNI, A. C; KAERCHER, N. A. (org.s). Geografia: práticas pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CAVALCANTI, Lana de Sousa. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas-SP: Papirus, 2008.
________. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CHAIGAR, Vânia, Alves, Martins. Nossas práticas, nossos desafios: um olhar por dentro de si. In: REGO, N; CASTROGIOVANNI, A. C; KAERCHER. N. A. (org). Geografia: práticas pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.
DAMASCENO, Marília de Fátima Barros; CAETANO, Adryane Gorayed Nogueira. Análise da cartografia escolar no ensino básico: um estudo de caso no ensino de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 4, n. 7, p. 33 - 49, jan./jul. 2013.
FARINA, Bárbara Cristina e GUADAGNIN, Fábio. Atividades práticas como elementos de motivação para a aprendizagem em geografia ou aprendendo na prática. In: REGO, N; CASTROGIOVANNI, A. C; KAERCHER. N. A. (org). Geografia: práticas pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
GORAYEB, Adryane. Cartografia Social e Populações Vulneráveis. Rede Nacional de Mobilização Social, 2014.
GUSSÃO, Zenaide Delgado. A utilização da Cartografia Social na prática pedagógica dos professores de geografia nas 5ª séries do ensino fundamental. In: Secretária de Educação do Estado do Paraná. O professor PDE e os seus desafios da escola pública paranaense: produção didático-pedagógica. Curitiba-PR: Secretaria de Educação do Estado do Paraná, 2011.
MARTINELLI, Marcello. O ensino da Cartografia Temática. In: CASTELLAR, Sonia (org). Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. 2.a ed. São Paulo: Contexto 2007.
OLIVEIRA, Lívia de. Estudo Metodológico e Cognitivo do Mapa. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (Org). Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
PAGANELLI, Tomoko Iyda. Para construção do Espaço Geográfico na Criança In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (Org). Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
PONTUSCHIKA, N.; PAGANELLI, T. Y.; CACETE, N. Para ensinar e aprender Geografia. 3.a ed. São Paulo: Cortez, 2009.
REGO, Nelson; CASTROGIOVANNNI, Carlos Antônio; KAERCHER, André Nestor. Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.
REGO, Reresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2003.
ROMANO, Sonia Maria Munhóes. Alfabetização Cartográfica: A construção do conceito de visão vertical e a formação de professores. In: CASTELLAR, Sonia. Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2007.
SIMIELLI, Maria Elena. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (Org). Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
VIEIRA, E. C.; SÁ, G. M. Recursos didáticos: do quadro-negro ao projetor, o que muda? In: PASSINI, Y. E.; PASSINI, R.; MALYSZ, T. S. (Org). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


