A CARTOGRAFIA SOCIAL E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESENHO A CONSTRUIR

Authors

  • Josias Ivanildo Flores de Carvalho Universidade Federal de Pernambuco
  • Francisco Kennedy Silva dos Santos Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
  • Laryssa de Aragão Sousa Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78672

Keywords:

Aprendizagem Significativa, Prática Docente, Proposta Metodológica, Cartografia Escolar, Ensino Médio

Abstract

Este artigo procura apresentar uma proposta metodológica a ser executada em turmas da 1ª série do Ensino Médio, especificamente, para o ensino da Geografia por meio da Cartografia Social e de seu uso enquanto linguagem mediática para facilitar a compreensão dos diversos instrumentos e mecanismos associados à operacionalização dos conteúdos pertinentes à Cartografia Escolar e os desafios para um projeto interdisciplinar. Nesta perspectiva, pretende-se que a Cartografia Social assuma um lugar estratégico no saber-fazer dos professores de Geografia, em situação de ensino, e que estes procurem a partir dos conteúdos cartográficos, trabalhar aprendizagens significativas por meio da realidade cotidiana do alunado, elegendo este o centro do processo ensino e aprendizagem. Optou-se pela pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico na busca de dialogar com os autores da presente temática.  A partir desse enfoque, defende-se que a busca por novas metodologias de ensino pelos professores contribui para que as aulas de geografia sejam mais atrativas e que o ensino da Cartografia Escolar poderá ser lecionado por meio da Cartografia Social também, contribuindo para que os alunos possam participar das aulas de forma mais ativa, evolvendo os conteúdos teóricos e os conhecimentos empíricos na confecção de mapas sociais e temáticos, além de favorecer a formação de alunos críticos, reflexivos e atuantes sobre suas realidades vividas. Assim, chegou-se a uma sequência didática, conforme definido por Guy Brousseau, para se trabalhar a Cartografia Escolar por meio da Cartografia Social em aula.

Author Biographies

  • Josias Ivanildo Flores de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

    Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia/PPGEO da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; colaborador do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI/CNPQ/UFPE) e Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).   

  • Francisco Kennedy Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

    Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO/UFPE; Coordenador de Área do PIBID-Geografia/UFPE e Líder do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI/CNPQ/UFPE). 

  • Laryssa de Aragão Sousa, Universidade Federal de Pernambuco

    Graduanda em Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; colaboradora do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI/CNPQ/UFPE) e Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Subprojeto Geografia UFPE.

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Published

2018-02-18

Issue

Section

Artigos

How to Cite

A CARTOGRAFIA SOCIAL E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESENHO A CONSTRUIR . Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 15, p. 82–97, 2018. DOI: 10.14393/REG-v8-2017-78672. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/78672. Acesso em: 7 dec. 2025.