RELAÇÕES ENTRE PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA, SENSO COMUM E MÍDIA

Autores

  • Francisco Fernandes Ladeira Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ.

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v9-2018-77510

Palavras-chave:

Geografia, Ensino-aprendizagem, Espaço geográfico, Saberes cotidianos, Mídia

Resumo

curricular do ensino básico brasileiro. Desde então, ocorreram inúmeras mudanças nos métodos pedagógicos da disciplina. Nesse sentido, a Geografia Escolar deixou de ser um saber meramente descritivo e desinteressado para transformar-se em uma das disciplinas que mais se aproxima da realidade dos discentes, pois conceitos estruturadores do pensamento geográfico – como território, paisagem e espaço – estão constantemente presentes nas variadas instâncias sociais, com diferentes formas e com diversas acepções. Não obstante, as mudanças nas áreas de comunicação e circulação, entre outros fatores, fizeram com que o espaço, principal objeto de estudo da ciência geográfica, passasse a ser um dos principais pilares para explicar o mundo contemporâneo. Diante dessa complexa realidade, promover o encontro entre os conhecimentos da ciência geográfica, os discursos midiáticos e os saberes cotidianos dos alunos é um dos mais importantes desafios didáticos para os professores de Geografia do ensino básico.

Biografia do Autor

  • Francisco Fernandes Ladeira, Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ.

    Mestre em Geografia pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Articulista do Observatório da Imprensa.

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Publicado

29-08-2018

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Artigos

Como Citar

RELAÇÕES ENTRE PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA, SENSO COMUM E MÍDIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 16, p. 155–175, 2018. DOI: 10.14393/REG-v9-2018-77510. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/77510. Acesso em: 25 dez. 2025.