RELAÇÕES ENTRE PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA, SENSO COMUM E MÍDIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v9-2018-77510Palavras-chave:
Geografia, Ensino-aprendizagem, Espaço geográfico, Saberes cotidianos, MídiaResumo
curricular do ensino básico brasileiro. Desde então, ocorreram inúmeras mudanças nos métodos pedagógicos da disciplina. Nesse sentido, a Geografia Escolar deixou de ser um saber meramente descritivo e desinteressado para transformar-se em uma das disciplinas que mais se aproxima da realidade dos discentes, pois conceitos estruturadores do pensamento geográfico – como território, paisagem e espaço – estão constantemente presentes nas variadas instâncias sociais, com diferentes formas e com diversas acepções. Não obstante, as mudanças nas áreas de comunicação e circulação, entre outros fatores, fizeram com que o espaço, principal objeto de estudo da ciência geográfica, passasse a ser um dos principais pilares para explicar o mundo contemporâneo. Diante dessa complexa realidade, promover o encontro entre os conhecimentos da ciência geográfica, os discursos midiáticos e os saberes cotidianos dos alunos é um dos mais importantes desafios didáticos para os professores de Geografia do ensino básico.
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