RELACIONES ENTRE PROCESOS DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE EN GEOGRAFÍA, SABIDURÍA CONVENCIONAL Y MEDIOS DE COMUNICACIÓN

Autores/as

  • Francisco Fernandes Ladeira Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ.

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v9-2018-77510

Palabras clave:

Geografía, Enseñanza-aprendizaje, Espacio geográfico, Saberes cotidianos, Medios de comunicación

Resumen

In the mid 19th century, the Geography was introduced as a compulsory subjects of the curriculum of the Brazilian basic education. Since then, numerous changes have occurred in the discipline teaching of the Geography. In this sense, the Geography passed of a merely descriptive and disinterested knowledge to become the discipline that perhaps comes the closest to the reality of students, because concepts which are structuring to geographic thought – like territory, landscape and space – are  present in varied social institutions, with different forms and with different acceptions. After technological advancements in communications and circulation, among other factors, the space, main object of study of geographical science, became one of the main pillars to explain the contemporary world. On this complex reality, the promote the meeting between knowledge of geographical science, media's speech and knowledge of students it's one of the most important learning challenges for the Geography teachers of basic education.

Biografía del autor/a

  • Francisco Fernandes Ladeira, Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ.

    Mestre em Geografia pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Articulista do Observatório da Imprensa.

Referencias

ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2006.

______; PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfico: ensino e representação. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

BESSON, Jean-Louis (org.). A ilusão das estatísticas. São Paulo: UNESP, 1995.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia; Ensino Fundamental; Terceiro e Quarto Ciclos. Brasília: MEC/SEF. 1998.

CALLAI, Helena Copetti. A Geografia e a escola: muda a geografia? Terra Livre, São Paulo, n. 16, p. 133-152, 2001.

CARLOS, Ana Fani. Alessandri. A cidade. São Paulo: Contexto, 1992.

______. Apresentando a metrópole na sala de aula. In: ______ (org.). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2000.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimento. Campinas: Papirus, 1996.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006.

CORACINI, Maria José Rodrigues Faria (org.). O jogo discursivo na aula de leitura. Campinas: Pontes, 1996.

DUBET, François. O que é uma escola justa?: a escola das oportunidades. São Paulo: Cortez, 2008.

FOUCHER, Michel. Lecionar a Geografia, apesar de tudo. In: VESENTINI, J. W. (Org.). Geografia e ensino: textos críticos. 4. ed. Campinas: Papirus, 1995.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

______. O Sentido da Avaliação na Prática de Base. 1985. In: QUIRÓZ, José J. (org.) A Educação Popular nas Comunidades Eclesiais de Base. São Paulo: Paulínias, 1985.

______. Pedagogia do oprimido. 18 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

GUIMARÃES, Margareth de Oliveira. Comunicação e educação: a perspectiva do receptor. Comunicação e educação, São Paulo, n. 20, p. 15-20, abr. 2001. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36954/39676>. Acesso em: 10/03/2018.

GUIMARÃES, Iara Vieira. A Educação escolar na produção discursiva da revista Veja. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 25, n. 49, p. 71-98, jan./jun. 2011.

______. Ensino de Geografia, mídia e produção de sentidos. Terra Livre, Presidente Prudente, Ano 23, v. 1, n. 28, p. 44-66, jan./jun. 2007.

______. (org.). Espaço, tempo e cultura midiática na escola: propostas para o ensino de Geografia. Curitiba: CRV, 2016.

______. Sobre os sentidos de ensinar e compreender o mundo: discurso jornalístico e ensino de Geografia. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2006.

HISSA, Cássio Eduardo Viana. A mobilidade das fronteiras: inserções da geografia na crise da modernidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

KAERCHER, Nestor André. O gato comeu a geografia crítica? alguns obstáculos a superar no ensino-aprendizagem de Geografia. In: PONTUSCHKA, Nidia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino (orgs). Geografia em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002, p. 221-231.

LADEIRA, Francisco Fernandes. A importância da mídia nas relações internacionais. Observatório da Imprensa, São Paulo, Jornal de Debates, ed. 850, 12 maio 2015a. Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/a-importancia-da-midia-nas-relacoes-internacionais/>. Acesso em: 12 fev. 2018.

______. A mídia realmente tem o poder de manipular as pessoas? Observatório da Imprensa, São Paulo, Imprensa em Questão, ed 846, 14 abr. 2015b. Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/a-midia-realmente-tem-o-poder-de-manipular-as-pessoas/>. Acesso em: 19 fev. 2018.

LEÃO, Vicente de Paula.; CARVALHO LEÃO, Inêz. Aparecida de. Ensino de Geografia e Mídia: linguagens e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Argvmentum. 2008.

______. O uso da mídia no ensino da geografia na educação básica. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, 2003.

LESTEGÁS, Francisco Rodríguez. Concebir la geografía escolar desde una nueva perspectiva: una disciplina al servicio dela cultura escolar. Boletín de La A.G.E., n. 33, p. 173-186, 2002.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: livro I: o processo de produção do capital. 26. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. O inteligível, o interpretável e o compreensível. In: ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da (orgs.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 2001.

OLIVA, Jaime Tadeu. Ensino de Geografia: um retrato desnecessário. CARLOS, Ana Fani Alesandri (org.). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

PEREIRA, Suellen Silva; ALVES, Telma Lúcia Bezerra; CABRAL, Laíse do Nascimento. Recursos midiáticos e geografia escolar: propostas metodológicas em busca da renovação no ensino. Geo UERJ, Ano 15, v. 2, n. 24, 2º semestre de 2013. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/viewFile/5735/9049>. Acesso em 8 mar. 2018.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib. A geografia: Pesquisa e ensino. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (org.). Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 2001, p. 111-142.

RUA, João et al. Para ensinar geografia. Rio de Janeiro: Acces, 1993.

SAMPAIO, A. de Á. Melo; VLACH, V. R. Farias.; SAMPAIO, A. C. Freire. História da Geografia Escolar Brasileira: continuando a discussão. In: VASCONCELLOS, L. G. F.; SAMPAIO, A. de Á. Melo (Org.). Geografia e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Curitiba: CRV, 2012.

SANTOS, Milton. Espaço e Método. 4. ed. São Paulo: Nobel, 1997.

______. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. Hucitec. São Paulo 1988.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 39. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

SOUZA, Marcelo José Lopes de. O Território: sobre o espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, Iná Elias de (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

SILVA, Lenyra Rique da. Do senso-comum à geografia científica. São Paulo: Contexto, 2004.

SILVA, Maria do Socorro Ferreira da; SILVA, Edmilson Gomes da; O ensino da Geografia e a construção dos conceitos científicos geográficos. In: VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade; VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Anais... v. 1. São Cristóvão, 2012.

SIMIELLI, Maria Elena Ramos. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. In: ALMAIDA, R. D. de. (Org.). Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007.

SOARES, Dalva Marçal Mesquita. Os discursos de rede na perspectiva de ciência geográfica. In: XIII Seminário Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Estadual Paulista. Anais... Rio Claro, UNESP, 2017.

SOJA, Edward W. Geografias Pós-Modernas: a reafirmação do espaço na teoria social crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1993.

SOUZA, Claudia Rocha Fonseca; QUEIROZ, Antônia Márcia Duarte. A utilização dos meios de comunicação no ensino de Geografia. Revista Eletrônica Geoaraguaia, Barra dos Garças, v. 2, n. 1, p. 62-85, jan./jul. 2012. Disponível em: <http://revistas.cua.ufmt.br/geoaraguaia/index.php/geo/article/view/15>. Acesso em: 7 mar. 2018.

SOUZA, Luciano Simões de. A educação pela comunicação como estratégia de inclusão social: o caso da Escola Interativa. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). São Leopoldo, 2006.

VESENTINI, José Willian. Educação e ensino de geografia: instrumentos de dominação e/ou de libertação. In: CARLOS, A. F. A. (org.). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

Publicado

2018-08-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

RELACIONES ENTRE PROCESOS DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE EN GEOGRAFÍA, SABIDURÍA CONVENCIONAL Y MEDIOS DE COMUNICACIÓN. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 16, p. 155–175, 2018. DOI: 10.14393/REG-v9-2018-77510. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/77510. Acesso em: 24 dec. 2025.