ORGANIZADOR PRÉVIO EM AULAS DE GEOGRAFIA

Autores/as

  • Rosana Figueiredo Salvi Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Alan Alves Alievi Secretaria de Estado da Eduação do Paraná - SEED-PR
  • Léia Aparecida Veiga Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v9-2018-77507

Palabras clave:

Ensino, Aprendizagem significativa, Hashtag, Continente americano

Resumen

A presente pesquisa mostra os resultados de aulas de Geografia preparadas a partir de organizadores prévios para promover a convergência entre a aprendizagem mecânica e a aprendizagem significativa. Utilizando hashtag (#) seguido de uma frase curta, sem espaços entre as palavras, utilizando o buscador do Google e também a ferramenta Google Maps, o conhecimento geográfico acerca do continente americano foi ensinado a alunos do 8º ano do ensino fundamental, partindo de conteúdos mais gerais para aqueles específicos. Além de buscar a inclusividade, perseguiu-se o objetivo de observar a diferenciação progressiva e a reconciliação integrativa de ideias e conceitos acerca desse continente, por meio de variadas tarefas que envolveram a participação dos alunos e o acompanhamento do professor em aulas de Geografia. Concluiu-se que o uso de organizadores promoveu situações de aprendizagem novas, ambiente colaborativo entre professor e alunos e dinamização das aulas.

Biografía del autor/a

  • Rosana Figueiredo Salvi, Universidade Estadual de Londrina - UEL

    Profa. Dra. do Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Londrina - UEL.

  • Alan Alves Alievi, Secretaria de Estado da Eduação do Paraná - SEED-PR

    Doutor em Geografia. Professor do ensino básico DA Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED-PR. 

  • Léia Aparecida Veiga, Universidade Estadual de Londrina - UEL

    Doutora em Geografia, Universidade Estadual de Londrina.

Referencias

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Plátano, 2003.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicología educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa, organizadores prévios, mapas conceituais, diagramas v e unidades de ensino potencialmente significativas. Material de apoio para o curso “Aprendizagem Significativa no Ensino Superior: teorias e estratégias facilitadoras”. PUC-PR, 2012-2013. Disponível em: <http://www.faatensino.com.br/wp-content/uploads/2014/04/Aprendizagem-significativa-Organizadores-pr%C3%A9vios-Diagramas-V-Unidades-de-ensino-potencialmente-significativas.pdf#page=41>. Acessado em 06/05/2017.

Publicado

2018-08-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ORGANIZADOR PRÉVIO EM AULAS DE GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 16, p. 121–134, 2018. DOI: 10.14393/REG-v9-2018-77507. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/77507. Acesso em: 6 dec. 2025.