ORGANIZADOR PRÉVIO EM AULAS DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v9-2018-77507Palavras-chave:
Ensino, Aprendizagem significativa, Hashtag, Continente americanoResumo
A presente pesquisa mostra os resultados de aulas de Geografia preparadas a partir de organizadores prévios para promover a convergência entre a aprendizagem mecânica e a aprendizagem significativa. Utilizando hashtag (#) seguido de uma frase curta, sem espaços entre as palavras, utilizando o buscador do Google e também a ferramenta Google Maps, o conhecimento geográfico acerca do continente americano foi ensinado a alunos do 8º ano do ensino fundamental, partindo de conteúdos mais gerais para aqueles específicos. Além de buscar a inclusividade, perseguiu-se o objetivo de observar a diferenciação progressiva e a reconciliação integrativa de ideias e conceitos acerca desse continente, por meio de variadas tarefas que envolveram a participação dos alunos e o acompanhamento do professor em aulas de Geografia. Concluiu-se que o uso de organizadores promoveu situações de aprendizagem novas, ambiente colaborativo entre professor e alunos e dinamização das aulas.
Referências
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Plátano, 2003.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicología educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa, organizadores prévios, mapas conceituais, diagramas v e unidades de ensino potencialmente significativas. Material de apoio para o curso “Aprendizagem Significativa no Ensino Superior: teorias e estratégias facilitadoras”. PUC-PR, 2012-2013. Disponível em: <http://www.faatensino.com.br/wp-content/uploads/2014/04/Aprendizagem-significativa-Organizadores-pr%C3%A9vios-Diagramas-V-Unidades-de-ensino-potencialmente-significativas.pdf#page=41>. Acessado em 06/05/2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Rosana Figueiredo Salvi, Alan Alves Alievi, Léia Aparecida Veiga

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


