METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DAS ATITUDES NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v14-2023-77484Palavras-chave:
Ensino de Conteúdos, Educação Geográfica, Atitudes, Metodologias AtivasResumo
Com os ensinamentos propostos na escola, espera-se a formação de sujeitos que tenham maior protagonismo na atuação social, dessa forma, a escola que apenas atua como espaço de reprodução das ideias presentes na sociedade não é mais suficiente, sendo necessário que a educação geográfica trabalhe conteúdos e atitudes que discutam a espacialização dos fenômenos sociais com o intuito de uma atuação mais cidadã. Nesse sentido, estudar as atitudes de alunos e professores no contexto da Geografia se faz importante para uma aprendizagem significativa. Para tanto, o trabalho tem como objetivos refletir acerca da abordagem de conteúdos na educação geográfica, discutir o ensino de atitudes na escola e no contexto da Geografia e propor atividades baseadas nas metodologias ativas para o ensino de atitudes. Foi realizada uma reflexão crítica de autores que tratam a temática, entendendo que as metodologias ativas podem modificar a maneira de se trabalhar os conteúdos na área da Geografia, contribuindo para a aprendizagem de atitudes que tornem os alunos mais ativos enquanto cidadãos.
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