METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DAS ATITUDES NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Ana Caroline da Silva Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Palavras-chave:

Ensino de Conteúdos, Educação Geográfica, Atitudes, Metodologias Ativas

Resumo

Com os ensinamentos propostos na escola, espera-se a formação de sujeitos que tenham maior protagonismo na atuação social, dessa forma, a escola que apenas atua como espaço de reprodução das ideias presentes na sociedade não é mais suficiente, sendo necessário que a educação geográfica trabalhe conteúdos e atitudes que discutam a espacialização dos fenômenos sociais com o intuito de uma atuação mais cidadã. Nesse sentido, estudar as atitudes de alunos e professores no contexto da Geografia se faz importante para uma aprendizagem significativa. Para tanto, o trabalho tem como objetivos refletir acerca da abordagem de conteúdos na educação geográfica, discutir o ensino de atitudes na escola e no contexto da Geografia e propor atividades baseadas nas metodologias ativas para o ensino de atitudes. Foi realizada uma reflexão crítica de autores que tratam a temática, entendendo que as metodologias ativas podem modificar a maneira de se trabalhar os conteúdos na área da Geografia, contribuindo para a aprendizagem de atitudes que tornem os alunos mais ativos enquanto cidadãos.

Biografia do Autor

  • Ana Caroline da Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

    Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia – PPGGEO da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Professora da Rede Municipal de Educação de Teresina-PI. 

Referências

ARAÚJO, Rodrigo Acácio Matos de. Educação socioambiental: Uma análise das atitudes de estudantes do ensino fundamental. 2011 (Dissertação de Mestrado) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2011.

BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Penso, 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CALLAI, H. C. A geografia escolar – e os conteúdos da geografia. Anekumene. n. 1. 2011.

CALLAI, H. C.; MORAES, M. M. Educação Geográfica, cidadania e cidade. ACTA Geográfica, Boa Vista, Edição Especial 2017. pp.82-100.

CAVAZZA, Nicoleta. Psicologia das Atitudes e opiniões. São Paulo: Loyola, 2008.

COLL, C. et. al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

GOIS, D. V. et. al. Metodologias ativas no ensino de geografia na educação básica. In: I Colóquio Internacional de Educação Geográfica. 2018. Maceió: UniAGES, 2018. p. 1-12.

MOURA, Graziella Ribeiro Soares. As atitudes dos estudantes com relação à disciplina de geografia. Travessias. v. 2, n.1, 2008. Disponível em file:///C:/Users/anaca/AppData/Local/Temp/Temp1_Atividade_orientada.zip/Atitudes%20estudantes%20em%20relação%20a%20Geografia.pdf. Acesso em 31 mai. 2020.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

21-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DAS ATITUDES NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 27, p. 19–32, 2025. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/77484. Acesso em: 27 mar. 2025.