AVALIAÇÃO FORMATIVA E AUTORIA NA PRÁTICA DOCENTE E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76744Palavras-chave:
Avaliação formativa, Formação de professores, AutoriaResumo
Avaliar é uma prática inerente às atividades docentes. A elaboração das avaliações, no entanto, exige competências e habilidades nem sempre desenvolvidas durante os cursos de graduação. Ao se depararem com a necessidade premente de, a cada bimestre, prepararem uma prova para cada disciplina lecionada, muitos professores sentem-se angustiados. Este ensaio apresenta algumas experiências avaliativas vivenciadas nos cursos de Geografia e de História do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), em 2016 e 2017, nas disciplinas de Geografia do Brasil, Geografia Econômica e Geografia Regional. A narrativa foca o esforço da professora em redigir avaliações que contemplam a contextualização do conteúdo desenvolvido no bimestre, a apreensão do mesmo pelos alunos, a conexão entre teoria e prática, a capacidade de análise e de síntese, a oportunidade de se colocarem como estudantes e também como futuros professores e a autoria. Neste contexto, considera-se autoria como o empenho em criar avaliações inéditas e a oportunidade de o aluno exercitar diversas formas de linguagem, criando resultados igualmente inéditos. Essas experiências contribuem para a formação dos licenciandos, uma vez que, mais à frente, terão que elaborar suas atividades avaliativas. Tal prática exige criatividade e dedicação constante, além do domínio básico da norma culta da língua portuguesa, atestando que o desenvolvimento da competência leitora não se limita às aulas de língua portuguesa. A metodologia utilizada contempla o relato de experiência, com breve revisão de literatura sobre a complexa temática da avaliação. Transcrevem-se algumas avaliações apresentadas aos licenciandos, a contextualização que as concebeu e os desdobramentos de algumas delas. Intenciona-se dialogar com professores formadores e com professores em formação, com o intuito de aprofundar o debate acerca de uma tarefa tão recorrente (elaborar provas) e pouco discutida na perspectiva da elaboração das atividades avaliativas.
Referências
ARAÚJO, Adriano. Cipriano Carlos Luckesi: avaliar e aprender. Disponível em: <https://odia.ig.com.br/_conteudo/noticia/opiniao/2015-05-31/cipriano-carlos-luckesi-avaliar-o-aprender.html>. Acesso em 20/02/2019.
LUCKESI, Cipriano C. O que é mesmo a avaliação da aprendizagem? Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1421320/mod_resource/content/1/O_ato_de_avaliar_a_aprendizagem_Luckesi.pdf>. Acesso em 20/02/2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Izabel Castanha Gil

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


