AVALIAÇÃO FORMATIVA E AUTORIA NA PRÁTICA DOCENTE E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Authors

  • Izabel Castanha Gil Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76744

Keywords:

Avaliação formativa, Formação de professores, Autoria

Abstract

Avaliar é uma prática inerente às atividades docentes. A elaboração das avaliações, no entanto, exige competências e habilidades nem sempre desenvolvidas durante os cursos de graduação. Ao se depararem com a necessidade premente de, a cada bimestre, prepararem uma prova para cada disciplina lecionada, muitos professores sentem-se angustiados. Este ensaio apresenta algumas experiências avaliativas vivenciadas nos cursos de Geografia e de História do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), em 2016 e 2017, nas disciplinas de Geografia do Brasil, Geografia Econômica e Geografia Regional. A narrativa foca o esforço da professora em redigir avaliações que contemplam a contextualização do conteúdo desenvolvido no bimestre, a apreensão do mesmo pelos alunos, a conexão entre teoria e prática, a capacidade de análise e de síntese, a oportunidade de se colocarem como estudantes e também como futuros professores e a autoria. Neste contexto, considera-se autoria como o empenho em criar avaliações inéditas e a oportunidade de o aluno exercitar diversas formas de linguagem, criando resultados igualmente inéditos. Essas experiências contribuem para a formação dos licenciandos, uma vez que, mais à frente, terão que elaborar suas atividades avaliativas. Tal prática exige criatividade e dedicação constante, além do domínio básico da norma culta da língua portuguesa, atestando que o desenvolvimento da competência leitora não se limita às aulas de língua portuguesa. A metodologia utilizada contempla o relato de experiência, com breve revisão de literatura sobre a complexa temática da avaliação. Transcrevem-se algumas avaliações apresentadas aos licenciandos, a contextualização que as concebeu e os desdobramentos de algumas delas. Intenciona-se dialogar com professores formadores e com professores em formação, com o intuito de aprofundar o debate acerca de uma tarefa tão recorrente (elaborar provas) e pouco discutida na perspectiva da elaboração das atividades avaliativas.

Author Biography

  • Izabel Castanha Gil, Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI)

    Professora dos cursos de Geografia e de História na UNIFAI (Centro Universitário de Adamantina) e do ensino médio na ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente, em Adamantina/SP. Doutorado, mestrado e graduação em Geografia. Graduação em História e em Pedagogia.

References

ARAÚJO, Adriano. Cipriano Carlos Luckesi: avaliar e aprender. Disponível em: <https://odia.ig.com.br/_conteudo/noticia/opiniao/2015-05-31/cipriano-carlos-luckesi-avaliar-o-aprender.html>. Acesso em 20/02/2019.

LUCKESI, Cipriano C. O que é mesmo a avaliação da aprendizagem? Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1421320/mod_resource/content/1/O_ato_de_avaliar_a_aprendizagem_Luckesi.pdf>. Acesso em 20/02/2019.

Published

2020-03-31

Issue

Section

Relato de experiência

How to Cite

AVALIAÇÃO FORMATIVA E AUTORIA NA PRÁTICA DOCENTE E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 19, p. 193–213, 2020. DOI: 10.14393/REG-v10-2019-76744. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76744. Acesso em: 27 dec. 2025.