A IMPORTÂNCIA DA OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v11-2020-76661Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Prática docente, Educação básicaResumo
O presente artigo discute a importância do estágio supervisionado, uma atividade exigida nos cursos de licenciatura a qual permite ao discente colocar tudo aquilo que aprendeu como teoria na universidade em prática, tanto nas escolas de ensino fundamental quanto nas de ensino médio. Sendo assim, uma maneira de permitir ao graduando da licenciatura uma aproximação com a realidade escolar, possibilitando analisar as dificuldades enfrentadas pela escola, conhecendo também a realidade social dos alunos que ali estão inseridos. Nesse sentido, este trabalho é uma análise do primeiro estágio supervisionado em geografia da Universidade Estadual da Paraíba, campus I, que consiste em um momento de observação no ensino fundamental e médio, com carga horária de 105 horas. Assim, o objetivo do trabalho é analisar a importância do estágio supervisionado para o professor de Geografia, a partir da vivência da observação em uma turma do ensino fundamental e outra do ensino médio. Nessa análise, a partir de dados coletados no campo do estágio, são consideradas também perspectivas dos alunos das escolas sobre a Geografia como disciplina escolar.
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