O TRABALHO DE CAMPO COMO METODOLOGIA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM NA OPINIÃO DE PROFESSORA E ALUNOS DE UMA ESCOLA PRIVADA EM MANAUS-AM

Autores/as

  • Francisco Augusto Tavares Pinto Universidade Estadual do Amazonas - UEA
  • Rosimeire de Souza Barbosa Universidade Estadual do Amazonas - UEA
  • Wilcilene da Silva Corrêa Universidade Estadual do Amazonas - UEA

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v11-2020-76658

Palabras clave:

Trabalho de campo, Educação básica, Geografia

Resumen

Este artigo apresenta a opinião de professora e alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada em Manaus acerca da metodologia trabalho de campo como facilitadora da aprendizagem, especificamente na disciplina de Geografia. Tal pesquisa fora realizada na disciplina de Prática de Campo na Educação Básica, do curso de Licenciatura em Geografia da ENS/UEA. Para tal, empregou-se o método qualiquantitativo e fez-se a aplicação de questionário aberto à professora e semiestruturados aos alunos, contemplando 51 estudantes, o que corresponde a uma amostra de 69%. Como resultado, verificou-se que os discentes e a docente consideram o trabalho de campo importante, que facilita a aprendizagem das aulas teóricas e permite ao aluno a contextualização do que é visto em sala de aula, mas devido a questões como segurança pública e custos ainda é pouco explorado. Assim, ressalta-se que o uso do trabalho de campo aumenta o interesse pela ciência geográfica e facilita sua aprendizagem.

Biografía del autor/a

  • Francisco Augusto Tavares Pinto, Universidade Estadual do Amazonas - UEA

    Licenciado em Ciências Biológicas (UNIASSELVI), Especialista em Docência do Ensino Superior (LÍDER), Licenciando em Geografia pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

  • Rosimeire de Souza Barbosa, Universidade Estadual do Amazonas - UEA

    Bacharela em Turismo (UEA), Especialista em Gestão Pública (ESBAM), licencianda em Geografia (UEA).

  • Wilcilene da Silva Corrêa, Universidade Estadual do Amazonas - UEA

    Bacharela em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Especialista em Geografia da Amazônia Brasileira (UFAM) e Metodologia do Ensino Superior (Ibicaraí-BA), Mestre em Geografia (UFAM), licencianda em Geografia (UEA).

Referencias

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Publicado

2020-08-13

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O TRABALHO DE CAMPO COMO METODOLOGIA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM NA OPINIÃO DE PROFESSORA E ALUNOS DE UMA ESCOLA PRIVADA EM MANAUS-AM. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 20, p. 135–145, 2020. DOI: 10.14393/REG-v11-2020-76658. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76658. Acesso em: 28 dec. 2025.