O TRABALHO DE CAMPO COMO METODOLOGIA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM NA OPINIÃO DE PROFESSORA E ALUNOS DE UMA ESCOLA PRIVADA EM MANAUS-AM
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v11-2020-76658Palabras clave:
Trabalho de campo, Educação básica, GeografiaResumen
Este artigo apresenta a opinião de professora e alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada em Manaus acerca da metodologia trabalho de campo como facilitadora da aprendizagem, especificamente na disciplina de Geografia. Tal pesquisa fora realizada na disciplina de Prática de Campo na Educação Básica, do curso de Licenciatura em Geografia da ENS/UEA. Para tal, empregou-se o método qualiquantitativo e fez-se a aplicação de questionário aberto à professora e semiestruturados aos alunos, contemplando 51 estudantes, o que corresponde a uma amostra de 69%. Como resultado, verificou-se que os discentes e a docente consideram o trabalho de campo importante, que facilita a aprendizagem das aulas teóricas e permite ao aluno a contextualização do que é visto em sala de aula, mas devido a questões como segurança pública e custos ainda é pouco explorado. Assim, ressalta-se que o uso do trabalho de campo aumenta o interesse pela ciência geográfica e facilita sua aprendizagem.
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