A DIDÁTICA, A CONSTRUÇÃO CURRICULAR E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v11-2020-76639Palavras-chave:
Construção Curricular, Didática, Ensino de Geografia, Geografia EscolarResumo
Construção curricular, didática e a prática de Ensino de Geografia, neste artigo, são trabalhadas no sentido de promover uma reflexão acerca tanto do cotidiano escolar, e a infiltração do planejamento curricular e didático no trabalho do professor, como, também, em como as estratégias didático-pedagógicas dialogam com o atual cenário da chegada de novas proposições pedagógicas e metodologias de ensino nos ambientes escolares. Deste modo, o principal objetivo deste trabalho está voltado ao papel destas estratégias didático-pedagógicas no âmbito da Geografia Escolar e em como podemos aprofundarmos e propor formas e aperfeiçoar tais metodologias, práticas e teorias voltadas para o ensino de Geografia.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cadernos do CEDES, Campinas - SP, v. 25, n. 66, p. 227-247, 2005.
CASTELLAR, S. Educação Geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar. Cadernos Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 209-225, maio/ago. 2005.
CASTROGIOVANNI, A. C. “E agora, como fica o ensino da geografia com a globalização?”. In: Geografia em sala de aula – práticas e reflexões. CASTROGIOVANNI, A. C. et al.. 4ª ed. Porto Alegre: UFRGS, AGB – Seção Porto Alegre, p. 83-85, 2003.
GONÇALVES, F. Ednardo; NASCIMENTO JUNIOR, Francisco de Assis; KAERCHER, Nestor André. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento geográfico: reflexões teóricas e conceituais. In: ASSIS, Lenilton Francisco de; SOARES JÚNIOR, Francisco Cláudio (Organizadores). Ensino e pesquisa na educação geográfica. Natal, RN : EDUFRN, 2018, p. 125-158.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.
LUCKESI, C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 2011.
MARTINS, R. E. M. W. Os desafios do processo formativo do professor de geografia. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre/RS, UFRGS, 2010.
PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
PINTO, U. A. Pedagogia Escolar: Coordenação Pedagógica e Gestão Educacional. São Paulo: Editora Cortez, 2011.
PONTUSCKHA, N. N.; PAGANELLI, Tomoko lyda; CACETE, Núria Hanglei. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Ed. Cortez, 2007.
SACRISTÁN, J. G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre, 2000.
___________. O que significa o currículo? In: SACRISTÀN, José Gimeno (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
SAVIANI, N. Saber Escolar, Currículo e Didática. São Paulo: Autores Associados, 2010.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Gilvan Charles Cerqueira de Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


