A DIDÁTICA, A CONSTRUÇÃO CURRICULAR E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Gilvan Charles Cerqueira de Araújo Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

Construção Curricular, Didática, Ensino de Geografia, Geografia Escolar

Resumo

Construção curricular, didática e a prática de Ensino de Geografia, neste artigo, são trabalhadas no sentido de promover uma reflexão acerca tanto do cotidiano escolar, e a infiltração do planejamento curricular e didático no trabalho do professor, como, também, em como as estratégias didático-pedagógicas dialogam com o atual cenário da chegada de novas proposições pedagógicas e metodologias de ensino nos ambientes escolares. Deste modo, o principal objetivo deste trabalho está voltado ao papel destas estratégias didático-pedagógicas no âmbito da Geografia Escolar e em como podemos aprofundarmos e propor formas e aperfeiçoar tais metodologias, práticas e teorias voltadas para o ensino de Geografia.

Biografia do Autor

  • Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

    Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus de Rio Claro/SP. Professor de Geografia na rede pública de ensino do Distrito Federal.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cadernos do CEDES, Campinas - SP, v. 25, n. 66, p. 227-247, 2005.

CASTELLAR, S. Educação Geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar. Cadernos Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 209-225, maio/ago. 2005.

CASTROGIOVANNI, A. C. “E agora, como fica o ensino da geografia com a globalização?”. In: Geografia em sala de aula – práticas e reflexões. CASTROGIOVANNI, A. C. et al.. 4ª ed. Porto Alegre: UFRGS, AGB – Seção Porto Alegre, p. 83-85, 2003.

GONÇALVES, F. Ednardo; NASCIMENTO JUNIOR, Francisco de Assis; KAERCHER, Nestor André. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento geográfico: reflexões teóricas e conceituais. In: ASSIS, Lenilton Francisco de; SOARES JÚNIOR, Francisco Cláudio (Organizadores). Ensino e pesquisa na educação geográfica. Natal, RN : EDUFRN, 2018, p. 125-158.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.

LUCKESI, C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 2011.

MARTINS, R. E. M. W. Os desafios do processo formativo do professor de geografia. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre/RS, UFRGS, 2010.

PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

PINTO, U. A. Pedagogia Escolar: Coordenação Pedagógica e Gestão Educacional. São Paulo: Editora Cortez, 2011.

PONTUSCKHA, N. N.; PAGANELLI, Tomoko lyda; CACETE, Núria Hanglei. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Ed. Cortez, 2007.

SACRISTÁN, J. G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre, 2000.

___________. O que significa o currículo? In: SACRISTÀN, José Gimeno (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.

SAVIANI, N. Saber Escolar, Currículo e Didática. São Paulo: Autores Associados, 2010.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

13-08-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A DIDÁTICA, A CONSTRUÇÃO CURRICULAR E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 20, p. 18–32, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76639. Acesso em: 5 abr. 2025.