PROBLEMAS URBANOS COMO PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO EM ESCOLA PÚBLICA DE JUNDIAÍ-SP
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v12-2021-76574Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Pátio da Escola, Problemas urbanosResumo
O objetivo central desse relato de uma prática de ensino foi promover uma aprendizagem significativa sobre urbanização e problemas urbanos brasileiros para alunos da 2ª série do Ensino Técnico Integrado ao Médio em Agropecuária da Escola Técnica Benedito Storani, em Jundiaí-SP. Para isso foi desenvolvida uma sequência didática interdisciplinar com 12 aulas, por um período de seis semanas com duas aulas de 50 minutos cada. O resultado principal dessa atividade foi à produção e exibição de vídeos curtos, entre três e seis minutos, sobre oito diferentes problemas urbanos do município de Jundiaí. Nos vídeos, o pátio, bem como outros ambientes internos e externos à instituição de ensino, foram explorados pelos grupos de estudantes. Dessa forma, entende-se que essa prática de ensino, possível de ser aplicada em outros contextos escolares, contribuiu para uma formação diferenciada e eficaz dos discentes, reforçada na auto-avaliarão do desempenho individual e coletivo que tiveram que responder ao final do processo.
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