PROBLEMAS URBANOS COMO PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO EM ESCOLA PÚBLICA DE JUNDIAÍ-SP

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Pátio da Escola, Problemas urbanos

Resumo

O objetivo central desse relato de uma prática de ensino foi promover uma aprendizagem significativa sobre urbanização e problemas urbanos brasileiros para alunos da 2ª série do Ensino Técnico Integrado ao Médio em Agropecuária da Escola Técnica Benedito Storani, em Jundiaí-SP. Para isso foi desenvolvida uma sequência didática interdisciplinar com 12 aulas, por um período de seis semanas com duas aulas de 50 minutos cada. O resultado principal dessa atividade foi à produção e exibição de vídeos curtos, entre três e seis minutos, sobre oito diferentes problemas urbanos do município de Jundiaí. Nos vídeos, o pátio, bem como outros ambientes internos e externos à instituição de ensino, foram explorados pelos grupos de estudantes. Dessa forma, entende-se que essa prática de ensino, possível de ser aplicada em outros contextos escolares, contribuiu para uma formação diferenciada e eficaz dos discentes, reforçada na auto-avaliarão do desempenho individual e coletivo que tiveram que responder ao final do processo.

Biografia do Autor

  • André Luiz da Conceição, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

    Doutor em Geografia e Especialista em Ensino de Geografia. Professor do Centro Paula Souza

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Publicado

04/11/2025

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

PROBLEMAS URBANOS COMO PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO EM ESCOLA PÚBLICA DE JUNDIAÍ-SP. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 23, p. 273–283, 2025. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76574. Acesso em: 22 abr. 2025.