IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE: SUBSÍDIOS PARA UMA RELAÇÃO ENTRE ENSINO DE GEOGRAFIA E LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v13-2022-76385Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Humanização, Vigotski, Bakhtin, Interpretação criativaResumo
As investigações que envolvem ensino de geografia e literatura indicam tendências de crescimento. No âmbito dessas pesquisas há uma multiplicidade de temas que são alvos de discussão, com maior ou menor profundidade. A imaginação e a criatividade atravessam tais abordagens, a partir de diferentes pressupostos teórico-metodológicos. No presente artigo, nosso objetivo é contribuir a partir da perspectiva histórico-cultural com a discussão sobre a imaginação e a criatividade nas investigações que abrangem o ensino de geografia e a literatura. Consideramos que esta perspectiva, fundada no materialismo histórico-dialético, e em relação com as ideias da pedagogia histórico-crítica, são coerentes como fundamentos para uma prática de ensino de geografia crítica. Dessa forma, apresentamos uma discussão teórico-metodológica que abarca as atividades de imaginação e criatividade na educação escolar que deve ser articulada e orientada pelo trabalho docente no processo de ensino. Portanto, são consideradas como produtos do desenvolvimento humano, de caráter histórico e cultural, ou seja, que não é algo dado à natureza biológica do homem, tampouco, um dom divino. Imaginação e criatividade são acompanhadas por seus conteúdos, pela atividade de sua produção, daí a importância em se reforçar a função da escola e do ensino na socialização do conhecimento historicamente produzido pela humanidade, condição da produção de novos elementos da imaginação e da criatividade.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, Cultura e Ciências Humanas. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2017.
BEZERRA, Paulo. Bakhtin: remate final. In: BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, Cultura e Ciências Humanas. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2017.
CÂNDIDO, Antônio. A literatura e a vida social. In. ______. Literatura e sociedade. 9 ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2006.
______. O direito à literatura. In. ______. Vários escritos. 5 ed. Rio de Janeiro, Ouro Sobre Azul: 2011.
DALVI, Maria Amélia. Literatura na escola: propostas didático-pedagógicas. In. DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013.
DUARTE, Newton. Concepções afirmativas e negativas sobre o ato de ensinar. Cadernos CEDES, Campinas, v. 44, p. 85-106, 1998. DOI <https://doi.org/10.1590/S0101-32621998000100008>.
DUARTE, Newton; FERREIRA, Natália Botura de Paula; SACCOMANI, Maria Cláudia da Silva; ASSUMPÇÃO, Mariana de Cássia. O ensino da recepção estético-literária e a formação humana. EccoS, São Paulo, n. 28, p. 31-48, maio/ago. 2012.
FREDERICO, Celso. Arte e vida cotidiana. ______. A arte no mundo dos homens: o itinerário de Lukács. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
GALVÃO, Ana Carolina; LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.
IGNATIEV, Ivan. La imaginación. In: SMIRNOV, Anatoli et al. Psicologia. 4. ed. México: Editorial Grijalbo S.A., 1978.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 11 ed. Campinas, SP: Pontes, 2008.
MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Cultura, arte e literatura: textos escolhidos. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
PINO, Angel. A produção imaginária e a formação do sentido estético. Reflexões úteis para uma educação humana. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 47–69, 2006.
ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino de literatura. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs.) Leitura de literatura na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013.
SAVIANI, Demerval. A função docente e a produção do conhecimento. Educação e Filosofia, Uberlândia-MG, v. 11, n. 21/22, p. 127-140, 3 out. 2008.
______. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 12 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 4 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1987.
SOUZA, Renata Junqueira de; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; SILVA, Joice Ribeiro Machado da. Educação literária e formação de leitores: da leitura em si para leitura para si. Ensino Em Re-Vista, v. 19, n. 1, jan./jun. 2012.
SOUZA, Alex Cristiano de. Ensino de geografia e literatura: crítica, fundamentação metodológica e mediação pedagógica a partir da obra de Eduardo Galeano. 2021. 139f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI <http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.268>.
VIGOTSKI, Lev Semiónovic. Psicologia da arte. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
______. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. 2 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
______. Imaginação e criatividade na infância. Tradução João Pedro Fróis. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.
______. Psicologia pedagógica. São Paulo: WWF Marins Fontes, 2016.
VOLÓCHINOV, Valentin. A Construção da enunciação e Outros Ensaios. São Carlos: Pedro e João Editores, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alex Cristiano de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


