IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE: SUBSÍDIOS PARA UMA RELAÇÃO ENTRE ENSINO DE GEOGRAFIA E LITERATURA
Keywords:
Interdisciplinaridade, Humanização, Vigotski, Bakhtin, Interpretação criativaAbstract
As investigações que envolvem ensino de geografia e literatura indicam tendências de crescimento. No âmbito dessas pesquisas há uma multiplicidade de temas que são alvos de discussão, com maior ou menor profundidade. A imaginação e a criatividade atravessam tais abordagens, a partir de diferentes pressupostos teórico-metodológicos. No presente artigo, nosso objetivo é contribuir a partir da perspectiva histórico-cultural com a discussão sobre a imaginação e a criatividade nas investigações que abrangem o ensino de geografia e a literatura. Consideramos que esta perspectiva, fundada no materialismo histórico-dialético, e em relação com as ideias da pedagogia histórico-crítica, são coerentes como fundamentos para uma prática de ensino de geografia crítica. Dessa forma, apresentamos uma discussão teórico-metodológica que abarca as atividades de imaginação e criatividade na educação escolar que deve ser articulada e orientada pelo trabalho docente no processo de ensino. Portanto, são consideradas como produtos do desenvolvimento humano, de caráter histórico e cultural, ou seja, que não é algo dado à natureza biológica do homem, tampouco, um dom divino. Imaginação e criatividade são acompanhadas por seus conteúdos, pela atividade de sua produção, daí a importância em se reforçar a função da escola e do ensino na socialização do conhecimento historicamente produzido pela humanidade, condição da produção de novos elementos da imaginação e da criatividade.
References
BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, Cultura e Ciências Humanas. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2017.
BEZERRA, Paulo. Bakhtin: remate final. In: BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, Cultura e Ciências Humanas. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2017.
CÂNDIDO, Antônio. A literatura e a vida social. In. ______. Literatura e sociedade. 9 ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2006.
______. O direito à literatura. In. ______. Vários escritos. 5 ed. Rio de Janeiro, Ouro Sobre Azul: 2011.
DALVI, Maria Amélia. Literatura na escola: propostas didático-pedagógicas. In. DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013.
DUARTE, Newton. Concepções afirmativas e negativas sobre o ato de ensinar. Cadernos CEDES, Campinas, v. 44, p. 85-106, 1998. DOI <https://doi.org/10.1590/S0101-32621998000100008>.
DUARTE, Newton; FERREIRA, Natália Botura de Paula; SACCOMANI, Maria Cláudia da Silva; ASSUMPÇÃO, Mariana de Cássia. O ensino da recepção estético-literária e a formação humana. EccoS, São Paulo, n. 28, p. 31-48, maio/ago. 2012.
FREDERICO, Celso. Arte e vida cotidiana. ______. A arte no mundo dos homens: o itinerário de Lukács. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
GALVÃO, Ana Carolina; LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.
IGNATIEV, Ivan. La imaginación. In: SMIRNOV, Anatoli et al. Psicologia. 4. ed. México: Editorial Grijalbo S.A., 1978.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 11 ed. Campinas, SP: Pontes, 2008.
MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Cultura, arte e literatura: textos escolhidos. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
PINO, Angel. A produção imaginária e a formação do sentido estético. Reflexões úteis para uma educação humana. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 47–69, 2006.
ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino de literatura. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs.) Leitura de literatura na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013.
SAVIANI, Demerval. A função docente e a produção do conhecimento. Educação e Filosofia, Uberlândia-MG, v. 11, n. 21/22, p. 127-140, 3 out. 2008.
______. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 12 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 4 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1987.
SOUZA, Renata Junqueira de; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; SILVA, Joice Ribeiro Machado da. Educação literária e formação de leitores: da leitura em si para leitura para si. Ensino Em Re-Vista, v. 19, n. 1, jan./jun. 2012.
SOUZA, Alex Cristiano de. Ensino de geografia e literatura: crítica, fundamentação metodológica e mediação pedagógica a partir da obra de Eduardo Galeano. 2021. 139f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI <http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.268>.
VIGOTSKI, Lev Semiónovic. Psicologia da arte. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
______. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. 2 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
______. Imaginação e criatividade na infância. Tradução João Pedro Fróis. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.
______. Psicologia pedagógica. São Paulo: WWF Marins Fontes, 2016.
VOLÓCHINOV, Valentin. A Construção da enunciação e Outros Ensaios. São Carlos: Pedro e João Editores, 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Alex Cristiano de Souza

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.