ENSINO DE GEOGRAFIA E A LITERATURA DE EDUARDO GALEANO PARA A ABORDAGEM DE ELEMENTOS DA QUESTÃO AGRÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v16-2025-80829

Palavras-chave:

Imaginação, Conteúdo escolar, Prática Social, Trabalho pedagógico

Resumo

Abordamos neste artigo as relações entre Ensino de Geografia e a Literatura de Eduardo Galeano para a abordagem de elementos da questão agrária. Nossa análise conflui sobre dois temas centrais para a construção dessa abordagem: por um lado, introduzir a relação entre o autor e a sua obra para, posteriormente, apresentar uma seleção de textos passíveis de serem articulados ao ensino de Geografia, direcionados a elementos da questão agrária. Este trabalho é orientado pelo método materialismo histórico-dialético, que constitui as bases teórico-metodológicas da Geografia Crítica, da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural. Tendo em vista que o repertório literário de Eduardo Galeano é amplo, diverso e reflete uma visão de mundo ancorada numa crítica social do mundo concreto, seus escritos atravessam os movimentos contraditórios da realidade, expressos em uma linguagem artística. Por fim, ressaltamos que a literatura, quando utilizada no ensino de geografia, não deve ser assumida como a única linguagem, mas como mais uma, dentre tantas outras, que pode e deve ser complementada no processo de ensino e de aprendizagem. Cabe à mediação pedagógica a identificação das formas mais adequadas para o trato de determinado conteúdo em relação a um determinado grupo de estudantes.

Biografia do Autor

  • Alex Cristiano de Souza, Universidade Federal de Uberlândia

    Professor do Curso de Graduação em Licenciatura em Geografia, do Instituto de Geografia, Geociências e Saúde Coletiva da Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

ANDRADE, Manuel Correia de. A Terra e o Homem no Nordeste: contribuição ao estudo da questão agrária no Nordeste. 7ª ed. revisada e aumentada. São Paulo: Cortez, 2005.

BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, Cultura e Ciências Humanas. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2017.

BELLOSO, Roberto Lópes. Eduardo Galeano: um ilegal en el paraiso. Ciudad de México, Siglo Veintiuno, 2017.

COUTO, Marcos Antônio Campos. Ensinar Geografia ou ensinar com a geografia? das práticas e dos saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico na escola. Terra Livre, São Paulo, Ano 26, v.1, n. 34, p. 109-124, jan./jun., 2010.

DALVI, Maria Amélia. Literatura na escola: propostas didático-pedagógicas. In. DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Org.) Leitura de literatura na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013.

GALEANO, Eduardo. Bocas do Tempo. Porto Alegre: L&MP, 2004.

GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. 2 ed. Porto Alegre: L&MP, 2010.

GALEANO, Eduardo. Espelhos: Uma história quase universal. 3 ed. Porto Alegre, RS: L&MP, 2015.

GALEANO, Eduardo. O Caçador de histórias. Porto Alegre, RS: L&MP, 2016.

GALEANO, Eduardo. De pernas para o ar: a escola do mundo ao avesso. Porto Alegre, RS: L&MP, 2020.

GALEANO, Eduardo. Use e jogue fora: nosso planeta, nossa única casa. Porto Alegre, RS: L&MP, 2024.

GALVÃO, Ana Carolina; LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão, MARTINS, Lígia Márcia; LAVOURA, Tiago Nicola. Rumo à outra didática histórico-crítica: superando imediatismos, logicismos formais e outros reducionismos do método dialético. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 19, p. 1-28, 2019. Disponível em: http://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653380. Acesso em: 20 out. 2024.

MARTINS, Lígia Márcia. O Desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MOREIRA, Ruy. Formação do espaço agrário brasileiro. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A agricultura camponesa no Brasil. 3 ed. São Paulo: Contexto, 1997.

SACCOMANI, Maria Cláudia da Silva. A criatividade na arte e na educação escolar: uma contribuição à pedagogia histórico-crítica à luz de Georg Lukács e Lev Vigotski. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 12 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. rev. campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SOUZA, Alex Cristiano de. Ensino de geografia e literatura: crítica, fundamentação metodológica e mediação pedagógica a partir da obra de Eduardo Galeano. 2021. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.268. Acesso em: 20 out. 2024.

VIGOTSKI, Lev Semiónovic. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. 2 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

VIGOTSKI, Lev Semiónovic. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7.ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VIGOTSKI, Lev Semiónovic. Psicologia pedagógica. São Paulo: WWF Marins Fontes, 2016.

Downloads

Publicado

29-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ENSINO DE GEOGRAFIA E A LITERATURA DE EDUARDO GALEANO PARA A ABORDAGEM DE ELEMENTOS DA QUESTÃO AGRÁRIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 16, n. 30, 2025. DOI: 10.14393/REG-v16-2025-80829. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/80829. Acesso em: 4 fev. 2026.