DESCORTINANDO O MUNDO: PRÁTICAS E PERSPECTIVAS NO EXERCÍCIO DO OLHAR GEOGRÁFICO SOBRE A CIDADE

Autores

  • Adriana David Ferreira Gusmão Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
  • Andrecksa Viana Oliveira Sampaio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v1-2010-80797

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Espaço geográfico, Olhar geográfico

Resumo

O artigo propõe a discussão sobre a importância da análise do espaço geográfico como recurso à prática de ensino da Geografia. A reflexão sobre a complexidade subjetiva, as diferentes formas de moradia e trabalho, assim como as condições socioeconômicas e socioespaciais do viver humano não devem ser vistos como mera descrição de fatos e sistemas, mas considerando todas as suas nuances e relações escalares integradas, realizando a verdadeira leitura de mundo. Na práxis realizada os licenciandos foram orientados a elaborar questionários, entrevistar pessoas, observar o fluxo de usuários fixos e sua localização, analisar o entorno e as mudanças promovidas, a discutir a valorização ou não do espaço próximo e a compreender a imaterialidade de aspectos que circundam a realidade observada. O objetivo foi promover o exercício de olhar o espaço onde os alunos circulam diariamente, mas sobre o qual não haviam realizado a análise geográfica tão necessária à ciência.

Biografia do Autor

  • Adriana David Ferreira Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

    Prof.a Ms. da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

  • Andrecksa Viana Oliveira Sampaio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

    Prof.a Ms. da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Referências

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Caderno Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em 18 de maio de 2010.

CAVALCANTI, Lana. Cidade e vida urbana: a dinâmica do/no espaço intra-urbano e a formação para a participação em sua gestão. In: PAULA,

Flávia Maria de Assis (org). A cidade e seus lugares. Goiânia: Editora Vieira, 2007.

FRÉMONT, A. A região, espaço vivido. Tradução de Antônio Gonçalves. Coimbra: Almedina, 1980.

MOREIRA, Ruy. Pensar e Ser em Geografia. São Paulo: Contexto, 2007.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

SANTOS, M. Espaço e Método. São Paulo, Nobel, 1985.

SANTOS, M. Da Totalidade ao Lugar. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

Downloads

Publicado

16-11-2010

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DESCORTINANDO O MUNDO: PRÁTICAS E PERSPECTIVAS NO EXERCÍCIO DO OLHAR GEOGRÁFICO SOBRE A CIDADE. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 15–23, 2010. DOI: 10.14393/REG-v1-2010-80797. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/80797. Acesso em: 27 dez. 2025.