DESCORTINANDO O MUNDO: PRÁTICAS E PERSPECTIVAS NO EXERCÍCIO DO OLHAR GEOGRÁFICO SOBRE A CIDADE
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v1-2010-80797Palavras-chave:
Ensino de geografia, Espaço geográfico, Olhar geográficoResumo
O artigo propõe a discussão sobre a importância da análise do espaço geográfico como recurso à prática de ensino da Geografia. A reflexão sobre a complexidade subjetiva, as diferentes formas de moradia e trabalho, assim como as condições socioeconômicas e socioespaciais do viver humano não devem ser vistos como mera descrição de fatos e sistemas, mas considerando todas as suas nuances e relações escalares integradas, realizando a verdadeira leitura de mundo. Na práxis realizada os licenciandos foram orientados a elaborar questionários, entrevistar pessoas, observar o fluxo de usuários fixos e sua localização, analisar o entorno e as mudanças promovidas, a discutir a valorização ou não do espaço próximo e a compreender a imaterialidade de aspectos que circundam a realidade observada. O objetivo foi promover o exercício de olhar o espaço onde os alunos circulam diariamente, mas sobre o qual não haviam realizado a análise geográfica tão necessária à ciência.
Referências
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Caderno Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em 18 de maio de 2010.
CAVALCANTI, Lana. Cidade e vida urbana: a dinâmica do/no espaço intra-urbano e a formação para a participação em sua gestão. In: PAULA,
Flávia Maria de Assis (org). A cidade e seus lugares. Goiânia: Editora Vieira, 2007.
FRÉMONT, A. A região, espaço vivido. Tradução de Antônio Gonçalves. Coimbra: Almedina, 1980.
MOREIRA, Ruy. Pensar e Ser em Geografia. São Paulo: Contexto, 2007.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
SANTOS, M. Espaço e Método. São Paulo, Nobel, 1985.
SANTOS, M. Da Totalidade ao Lugar. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


