DESCORTINANDO O MUNDO: PRÁTICAS E PERSPECTIVAS NO EXERCÍCIO DO OLHAR GEOGRÁFICO SOBRE A CIDADE
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v1-2010-80797Palabras clave:
Ensino de geografia, Espaço geográfico, Olhar geográficoResumen
O artigo propõe a discussão sobre a importância da análise do espaço geográfico como recurso à prática de ensino da Geografia. A reflexão sobre a complexidade subjetiva, as diferentes formas de moradia e trabalho, assim como as condições socioeconômicas e socioespaciais do viver humano não devem ser vistos como mera descrição de fatos e sistemas, mas considerando todas as suas nuances e relações escalares integradas, realizando a verdadeira leitura de mundo. Na práxis realizada os licenciandos foram orientados a elaborar questionários, entrevistar pessoas, observar o fluxo de usuários fixos e sua localização, analisar o entorno e as mudanças promovidas, a discutir a valorização ou não do espaço próximo e a compreender a imaterialidade de aspectos que circundam a realidade observada. O objetivo foi promover o exercício de olhar o espaço onde os alunos circulam diariamente, mas sobre o qual não haviam realizado a análise geográfica tão necessária à ciência.
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