O USO DA MÚSICA E DAS IMAGENS COMO FONTE DE APRENDIZADO NO ENSINO DA GEOGRAFIA,

Autores

  • Marcelo Sousa da Costa Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Marília de Fátima Barros Damasceno Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Alexsandra Muniz Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v9-2018-77505

Palavras-chave:

Geografia, TIC, Ensino, Recursos didáticos

Resumo

Com a globalização impulsionando a intensa concorrência é notório que o desenvolvimento científico e tecnológico tem proporcionado meios de utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), amplamente divulgadas na sociedade e na escola. Objetivando analisar como o uso destas ferramentas no ensino auxilia o trabalho do educador como mediador, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e o pensar crítico discente, enfatizamos a metodologia utilizada na prática de sala de aula com uso da música e das imagens de vídeo como alguns dos recursos didáticos utilizados pelo professor de geografia. Para tanto, fizemos levantamento bibliográfico, no qual utilizamos autores que fundamentam a prática pedagógica, além do embasamento teórico-metodológico acerca do uso da música e de imagens e intervenção em sala de aula para análise dos resultados com a prática proposta. O uso destes recursos mostrou-se significativo, visto que o estudante se tornou agente no processo de construção de conhecimentos, na busca da melhor maneira de explorar o conteúdo junto ao recurso, permitindo uma maior interação entre alunos e professor durante a seleção da música, das imagens e por sua vez associando-as ao conteúdo abordado de forma multidisciplinar. Diante destes resultados concluímos que a música, as imagens e os demais recursos didáticos se utilizados adequadamente contribuem para o educador alcançar êxito no processo de ensino como meios que permitem a problematização dos conteúdos e instigam a criatividade dos educandos.

Biografia do Autor

  • Marcelo Sousa da Costa, Universidade Estadual do Ceará - UECE

    Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará; Professor de Geografia e Informática; cursando Mestrado Profissional em Climatologia e Aplicações nos Países da CPLP e África pela Universidade Estadual do Ceará.

  • Marília de Fátima Barros Damasceno, Universidade Estadual do Ceará - UECE

    Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará; especialista em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade Estadual do Ceará; mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará.

  • Alexsandra Muniz, Universidade Federal do Ceará - UFC

    Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará; Professora do Departamento de Geografia da UFC-Fortaleza.

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Publicado

29-08-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O USO DA MÚSICA E DAS IMAGENS COMO FONTE DE APRENDIZADO NO ENSINO DA GEOGRAFIA,. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 16, p. 92–105, 2018. DOI: 10.14393/REG-v9-2018-77505. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/77505. Acesso em: 6 dez. 2025.