O USO DA MÚSICA E DAS IMAGENS COMO FONTE DE APRENDIZADO NO ENSINO DA GEOGRAFIA,
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v9-2018-77505Palavras-chave:
Geografia, TIC, Ensino, Recursos didáticosResumo
Com a globalização impulsionando a intensa concorrência é notório que o desenvolvimento científico e tecnológico tem proporcionado meios de utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), amplamente divulgadas na sociedade e na escola. Objetivando analisar como o uso destas ferramentas no ensino auxilia o trabalho do educador como mediador, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e o pensar crítico discente, enfatizamos a metodologia utilizada na prática de sala de aula com uso da música e das imagens de vídeo como alguns dos recursos didáticos utilizados pelo professor de geografia. Para tanto, fizemos levantamento bibliográfico, no qual utilizamos autores que fundamentam a prática pedagógica, além do embasamento teórico-metodológico acerca do uso da música e de imagens e intervenção em sala de aula para análise dos resultados com a prática proposta. O uso destes recursos mostrou-se significativo, visto que o estudante se tornou agente no processo de construção de conhecimentos, na busca da melhor maneira de explorar o conteúdo junto ao recurso, permitindo uma maior interação entre alunos e professor durante a seleção da música, das imagens e por sua vez associando-as ao conteúdo abordado de forma multidisciplinar. Diante destes resultados concluímos que a música, as imagens e os demais recursos didáticos se utilizados adequadamente contribuem para o educador alcançar êxito no processo de ensino como meios que permitem a problematização dos conteúdos e instigam a criatividade dos educandos.
Referências
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e prática de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. 7ª. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
FLÁVIO JOSÉ. Seca nordestina. Música de Accyoli Neto. Gravação de 1977. Letra disponível em: <https://www.letras.mus.br/flavio-jose/200201/>. Acesso em: 30/10/2017.
KAERCHER, Nestor André. A geografia é o nosso dia-a-dia. In: Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. et al. (Org.). 4ª. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS/AGB, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Exigências educacionais contemporâneas e novas atitudes docentes. 6ª. ed. São Paulo: Cortez editora, 1999.
MENEZES, Gilda; TOSHIMITSU, Thaís; MARCONDES, Beatriz. Como usar outras linguagens em sala de aula. 6ª. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
LOUREIRO Carine Bueira; LOPES Maura Corcini. Tecnologias da informação e comunicação: Outras Formas de Condução das Condutas. 35a Reunião Anual da Anped. GT 16 - Educação e Comunicação. Porto de Galinhas - PE: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, 2012. Disponível em: <http://xa.yimg.com/kq/groups/24550030/1349474799/name/GT16%20 TICS.pdf>. Acesso em 30/10/2017.
MORETTO, Vasco Pedro. Construtivismo: a produção do conhecimento em sala de aula. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
PASSOS, Carmensita Matos Braga. Didática: breve incursão histórica em busca da
identidade. Fortaleza. 2006. Notas de aula.
PILETTI, Claudino. Didática Geral. 21ª. ed. São Paulo: Editora Ática, 2007.
PONTE, J. P. (2002). As TIC no início da escolaridade. In: PONTE, J. P. (Org.). A formação para a integração das TIC na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Cadernos da Formação de Professores, nº 4, p. 19-26. Porto: Porto Editora. Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/02-Ponte%20(TIC-INAFOP).pdf>. Acessado em: 23 Set de 2011.
_______. (2000). Tecnologias de informação e comunicação na educação e na formação de professores: Que desafios? Revista Ibero-Americana de Educação, 24, p. 63-90. Disponível em: < http://redalyc.uaemex.mx/pdf/800/80002404.pdf>. Acessado em: 23 Set de 2011.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib.; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. A linguagem cinematográfica no ensino de geografia. In: ______. Para ensinar e aprender geografia. 1ª Ed. São Paulo: Cortez, 2007.
VIEIRA, Carlos Eduardo; SÁ, Medson Gomes de. Recursos didáticos: do quadro-negro ao projetor, o que muda? In: Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. PASSINI, Elza Yasuko (Org.). São Paulo: Contexto, 2007.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Marcelo Sousa da Costa, Marília de Fátima Barros Damasceno, Alexsandra Muniz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


