O USO DA MÚSICA E DAS IMAGENS COMO FONTE DE APRENDIZADO NO ENSINO DA GEOGRAFIA,
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v9-2018-77505Keywords:
Geografia, TIC, Ensino, Recursos didáticosAbstract
Com a globalização impulsionando a intensa concorrência é notório que o desenvolvimento científico e tecnológico tem proporcionado meios de utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), amplamente divulgadas na sociedade e na escola. Objetivando analisar como o uso destas ferramentas no ensino auxilia o trabalho do educador como mediador, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e o pensar crítico discente, enfatizamos a metodologia utilizada na prática de sala de aula com uso da música e das imagens de vídeo como alguns dos recursos didáticos utilizados pelo professor de geografia. Para tanto, fizemos levantamento bibliográfico, no qual utilizamos autores que fundamentam a prática pedagógica, além do embasamento teórico-metodológico acerca do uso da música e de imagens e intervenção em sala de aula para análise dos resultados com a prática proposta. O uso destes recursos mostrou-se significativo, visto que o estudante se tornou agente no processo de construção de conhecimentos, na busca da melhor maneira de explorar o conteúdo junto ao recurso, permitindo uma maior interação entre alunos e professor durante a seleção da música, das imagens e por sua vez associando-as ao conteúdo abordado de forma multidisciplinar. Diante destes resultados concluímos que a música, as imagens e os demais recursos didáticos se utilizados adequadamente contribuem para o educador alcançar êxito no processo de ensino como meios que permitem a problematização dos conteúdos e instigam a criatividade dos educandos.
References
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e prática de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. 7ª. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
FLÁVIO JOSÉ. Seca nordestina. Música de Accyoli Neto. Gravação de 1977. Letra disponível em: <https://www.letras.mus.br/flavio-jose/200201/>. Acesso em: 30/10/2017.
KAERCHER, Nestor André. A geografia é o nosso dia-a-dia. In: Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. et al. (Org.). 4ª. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS/AGB, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Exigências educacionais contemporâneas e novas atitudes docentes. 6ª. ed. São Paulo: Cortez editora, 1999.
MENEZES, Gilda; TOSHIMITSU, Thaís; MARCONDES, Beatriz. Como usar outras linguagens em sala de aula. 6ª. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
LOUREIRO Carine Bueira; LOPES Maura Corcini. Tecnologias da informação e comunicação: Outras Formas de Condução das Condutas. 35a Reunião Anual da Anped. GT 16 - Educação e Comunicação. Porto de Galinhas - PE: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, 2012. Disponível em: <http://xa.yimg.com/kq/groups/24550030/1349474799/name/GT16%20 TICS.pdf>. Acesso em 30/10/2017.
MORETTO, Vasco Pedro. Construtivismo: a produção do conhecimento em sala de aula. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
PASSOS, Carmensita Matos Braga. Didática: breve incursão histórica em busca da
identidade. Fortaleza. 2006. Notas de aula.
PILETTI, Claudino. Didática Geral. 21ª. ed. São Paulo: Editora Ática, 2007.
PONTE, J. P. (2002). As TIC no início da escolaridade. In: PONTE, J. P. (Org.). A formação para a integração das TIC na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Cadernos da Formação de Professores, nº 4, p. 19-26. Porto: Porto Editora. Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/02-Ponte%20(TIC-INAFOP).pdf>. Acessado em: 23 Set de 2011.
_______. (2000). Tecnologias de informação e comunicação na educação e na formação de professores: Que desafios? Revista Ibero-Americana de Educação, 24, p. 63-90. Disponível em: < http://redalyc.uaemex.mx/pdf/800/80002404.pdf>. Acessado em: 23 Set de 2011.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib.; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. A linguagem cinematográfica no ensino de geografia. In: ______. Para ensinar e aprender geografia. 1ª Ed. São Paulo: Cortez, 2007.
VIEIRA, Carlos Eduardo; SÁ, Medson Gomes de. Recursos didáticos: do quadro-negro ao projetor, o que muda? In: Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. PASSINI, Elza Yasuko (Org.). São Paulo: Contexto, 2007.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Marcelo Sousa da Costa, Marília de Fátima Barros Damasceno, Alexsandra Muniz

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


