O PROCESSO DE VERTICALIZAÇÃO DAS CIDADES NA TEMÁTICA “ESPAÇO URBANO” EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA

Autores

Palavras-chave:

Edifícios, Geografia Urbana, Geografia escolar

Resumo

A proposta desse texto se pauta na avaliação e sistematização dos conteúdos de espaço urbano, em dois livros didáticos de Geografia, de editoras distintas, tendo como questão central de análise o processo de verticalização urbana, fenômeno tão impactante, e muito presente, no espaço cotidiano dos alunos. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática de literatura nos livros didáticos selecionados, utilizando como critério os conceitos e temas ligados ao espaço urbano, tendo como foco principal a verticalização urbana. Os dois livros abordam uma série de conceitos e processos que ocorrem no espaço urbano das cidades, como os processos de industrialização x urbanização brasileiros, redes e hierarquia urbana, regiões metropolitanas, favelização, entre outros. Entretanto, no primeiro livro analisado a verticalização urbana não é mencionada dentro dos conteúdos de espaço urbano, enquanto na segunda obra, o conceito aparece, embora, de maneira tangencial.

Biografia do Autor

  • Pedro Leonardo Cezar Spode, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Mestre e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

  • Lilian Hahn Mariano da Rocha, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Professora Dr.ª no Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria.

  • Maurício Rizzatti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Referências

ALMEIDA, L. M. A. de; RIGOLIN, T. B. Fronteiras da Globalização – O espaço brasileiro: natureza e trabalho. 3.ed. São Paulo: Ática, 2016.

CALLAI, H. C.; ZARTH, P. A. O estudo do município e o ensino de história e geografia. UNIJUI, 1988.

CAVALCANTI, L. S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.

CORDEIRO, A. M.; et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Grupo de Estudo de Revisão Sistemática do Rio de Janeiro (GERS-Rio). Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Rio de Janeiro, v. 34, n. 6, p. 428-431, Nov./dez. 2007.

FRANÇA, I. S. de. O processo de verticalização urbana em cidades médias e a produção do espaço em Montes Claros/MG. Boletim Gaúcho de Geografia, v. 42, n. 2, p. 584-610, maio 2015.

MARTINS, D.; BIGOTTO, F.; VITIELLO, M.. Geografia no Cotidiano: ensino médio, 3º ano. 1.ed. Curitiba: Base Editorial, 2016.

OLIVEIRA P. S. F. de; LOPES, D. C; SOUZA, L. M. A Cidade e o Urbano no Ensino de Geografia: considerações a partir da abordagem conceitual nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2016.

RAMIRES, J. C. de L. A verticalização do espaço urbano de Uberlândia: uma análise da produção e do consumo da habitação. São Paulo, 1998. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade de São Paulo-USP. 1998.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. Milton Santos. 4. ed. 9. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.

SPODE, P. L. C. Verticalização e Produção do Espaço Urbano no bairro Camobi, Santa Maria, RS, em 2017. Trabalho de Graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Geociências, Curso de Geografia – Licenciatura Plena, RS, 2017.

Downloads

Publicado

31-03-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O PROCESSO DE VERTICALIZAÇÃO DAS CIDADES NA TEMÁTICA “ESPAÇO URBANO” EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 19, p. 166–176, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76741. Acesso em: 2 abr. 2025.