O PROCESSO DE VERTICALIZAÇÃO DAS CIDADES NA TEMÁTICA “ESPAÇO URBANO” EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76741Keywords:
Edifícios, Geografia Urbana, Geografia escolarAbstract
A proposta desse texto se pauta na avaliação e sistematização dos conteúdos de espaço urbano, em dois livros didáticos de Geografia, de editoras distintas, tendo como questão central de análise o processo de verticalização urbana, fenômeno tão impactante, e muito presente, no espaço cotidiano dos alunos. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática de literatura nos livros didáticos selecionados, utilizando como critério os conceitos e temas ligados ao espaço urbano, tendo como foco principal a verticalização urbana. Os dois livros abordam uma série de conceitos e processos que ocorrem no espaço urbano das cidades, como os processos de industrialização x urbanização brasileiros, redes e hierarquia urbana, regiões metropolitanas, favelização, entre outros. Entretanto, no primeiro livro analisado a verticalização urbana não é mencionada dentro dos conteúdos de espaço urbano, enquanto na segunda obra, o conceito aparece, embora, de maneira tangencial.
References
ALMEIDA, L. M. A. de; RIGOLIN, T. B. Fronteiras da Globalização – O espaço brasileiro: natureza e trabalho. 3.ed. São Paulo: Ática, 2016.
CALLAI, H. C.; ZARTH, P. A. O estudo do município e o ensino de história e geografia. UNIJUI, 1988.
CAVALCANTI, L. S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.
CORDEIRO, A. M.; et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Grupo de Estudo de Revisão Sistemática do Rio de Janeiro (GERS-Rio). Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Rio de Janeiro, v. 34, n. 6, p. 428-431, Nov./dez. 2007.
FRANÇA, I. S. de. O processo de verticalização urbana em cidades médias e a produção do espaço em Montes Claros/MG. Boletim Gaúcho de Geografia, v. 42, n. 2, p. 584-610, maio 2015.
MARTINS, D.; BIGOTTO, F.; VITIELLO, M.. Geografia no Cotidiano: ensino médio, 3º ano. 1.ed. Curitiba: Base Editorial, 2016.
OLIVEIRA P. S. F. de; LOPES, D. C; SOUZA, L. M. A Cidade e o Urbano no Ensino de Geografia: considerações a partir da abordagem conceitual nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2016.
RAMIRES, J. C. de L. A verticalização do espaço urbano de Uberlândia: uma análise da produção e do consumo da habitação. São Paulo, 1998. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade de São Paulo-USP. 1998.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. Milton Santos. 4. ed. 9. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.
SPODE, P. L. C. Verticalização e Produção do Espaço Urbano no bairro Camobi, Santa Maria, RS, em 2017. Trabalho de Graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Geociências, Curso de Geografia – Licenciatura Plena, RS, 2017.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Pedro Leonardo Cezar Spode, Lilian Hahn Mariano da Rocha, Maurício Rizzatti

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


