APLICAÇÃO DO JOGO PASSA OU REPASSA NO ENSINO DE CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA

Autores

  • Marcelo Yoichi Kitamura Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Donizete Paulo Ribeiro Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Paulo Henrique Marques de Castro Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Palavras-chave:

Prática Docente, Dinâmica, Ensino de Geografia

Resumo

O presente trabalho abrange a observação e a prática docente no Colégio Vandyr de Almeida. Com a prática docente no estágio experienciamos que as instituições de ensino estaduais estão bastante degradadas, que há uma má formação do aluno para a leitura, e que as aulas tradicionais no ensino de Geografia deixam os alunos desanimados em relação à disciplina de Geografia. Com o estágio de regência percebemos que o uso de instrumentos didáticos diversificados, como filmes, maquetes e jogos, atrai melhor a atenção dos alunos. Aplicamos a dinâmica de perguntas e respostas com uma turma de 6.o ano do ensino fundamental e percebemos que os alunos aprovam experiências diferentes e lúdicas para melhor entendimento do conteúdo.

Biografia do Autor

  • Marcelo Yoichi Kitamura, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

    Discente do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

  • Donizete Paulo Ribeiro, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

    Discente do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da UENP

  • Paulo Henrique Marques de Castro, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

    Docente do curso de Geografia da UENP

Referências

CASTROGIOVANNI A. C. Ensino de Geografia: caminhos e encantos. 2.a ed. Porto Alegre-RS: EDIPUCRS, 2007.

GUEDES, Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9 ed. Porto Alegre-RS: Editora da UFRGS, 2011.

ROLOFF, E. M. A Importância do lúdico em sala de aula. Semana de Letras, X, 2014. Porto Alegre-RS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Anais... Porto Alegre-RS: PUC-RGS, 2014, p. 1-9.

Downloads

Publicado

12-02-2020

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

APLICAÇÃO DO JOGO PASSA OU REPASSA NO ENSINO DE CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 21, p. 206–210, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76681. Acesso em: 2 abr. 2025.