O LÚDICO NO ENSINO DA GEOGRAFIA DO AMAZONAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Maria Genis Sousa Egas Soares Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Manaus - AM
  • Marcela Vieira Pereira Mafra Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v11-2020-76662

Palavras-chave:

Lúdico, Práticas Pedagógicas, Ensino-Aprendizagem

Resumo

O presente texto constitui um relato de experiência do uso de jogos como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem de Geografia. O objetivo foi confeccionar, juntamente com os alunos, jogos que abordassem conteúdos de Geografia do Amazonas. Esta atividade foi desenvolvida durante as aulas de Geografia, com uma turma do sexto ano da EMEF Rosa Sverner, em Manaus-AM. A culminância da atividade se deu através de um circuito de jogos aplicado com os alunos das demais séries desse mesmo nível de ensino. Por meio dos jogos foi possível perceber a interação entre os envolvidos, as habilidades de pesquisar, a criatividade, a elaboração e o cumprimento de regras e principalmente como o processo de ensino-aprendizagem pode desenvolver-se de modo mais descontraído.

Biografia do Autor

  • Maria Genis Sousa Egas Soares, Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Manaus - AM

    Professora de Geografia da Rede Municipal de Ensino de Manaus; aluna do Programa de Pós-Graduação latu sensu em Metodologia do Ensino de Geografia do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Amazonas.

  • Marcela Vieira Pereira Mafra, Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas

    Professora Assistente do Curso de Licenciatura em Geografia da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra – UNICAMP.

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica. São Paulo: Loyola, 1998.

BORGES, R. M. R.; SCHWARZ V. O Papel dos jogos educativos no processo de qualificação de professores de Ciências. In: Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem investigação na sua escola. Anais... Rio Grande do Sul, 2005. Disponível em: <http://ensino.univates.br/~4iberoamericano/trabalhos/trabalho074.pdf>. Data de Acesso: 18 de novembro de 2015.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 5ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2007.

MORATORI, Patrick Barbosa. Por Que Utilizar Jogos Educativos no Processo de Ensino Aprendizagem? Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Estadual do Rio de Janeiroa (UERJ). Rio de Janeiro, 2003.

PIAGET. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

RIZZO, Gilda. O Método Natural de Alfabetização. In: ALVES, Francisco. Alfabetização Natural. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves, 1988, p. 33-129.

SANT’ANNA, Ilza Martins; SANT’ANNA, Victor Martin. Recursos educacionais para o ensino: quando e por quê? Petrópolis: Vozes, 2004.

SOUZA, Edison Roberto. O lúdico como possibilidade de inclusão no Ensino Fundamental. Revista Motrivivência, v. 8, n. 9, p. 339-347, Dez. 1996.

STEFANELLO, A. C. Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia. Curitiba: Ibpex, 2008.

VIEIRA, C. E.; SÁ, M. G. de. Recursos Didáticos: do quadro-negro ao projetor, o que muda? In. PASSINI, E. Y. et al. Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007, p. 101-116.

VERRI, J. B.; ENDLICH, Â. M. A utilização de jogos aplicados no ensino de geografia. Revista Percurso NEMO, Maringá, v. 1, n. 1, p. 65-83, 2009.

Downloads

Publicado

13-08-2020

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

O LÚDICO NO ENSINO DA GEOGRAFIA DO AMAZONAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 20, p. 161–174, 2020. DOI: 10.14393/REG-v11-2020-76662. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76662. Acesso em: 27 dez. 2025.