APONTAMENTOS SOBRE CURIOSIDADE EPISTÊMICA E IMAGINAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO GEÓGRAFO
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v11-2020-76638Palavras-chave:
Curiosidade, Pesquisa, Ensino, Imaginação na GeografiaResumo
Neste artigo pretendemos demonstrar a importância de dois conceitos fundamentais para a Geografia, que embora aplicados como rotina comum em muitas pesquisas acadêmicas, acabam pouco aproveitados no ensino-aprendizagem da Geografia. A discussão a respeito do papel da curiosidade e da imaginação (e da formação do imaginário) no processo de aprendizado discente na Geografia são temas ainda pouco aprofundados pelos pesquisadores. Este artigo é parte de um esforço inicial para garantir as linhas de força para posterior aplicação dos estudos desta natureza. Para isso analisamos o papel que a curiosidade epistêmica (capacidade ou traço de personalidade orientado para a descoberta e aprendizado) e do desenvolvimento da imaginação, a partir de exemplos de pesquisas e pesquisadores dentro e fora do campo da Geografia a fim de compreender como estes fenômenos podem ser enquadrados e estimulados nos discentes no ensino superior. Em seguida abordamos o tema da imaginação e de seus usos para a abertura cultural e para a criação de um ambiente de aprendizado a partir das ideias dos filósofos John Kekes (1995) e John Paul Lederich (2011). Ao longo do texto trazemos exemplos que podem ser aplicados a partir de temas abordados na Geografia Cultural. Este trabalho possui natureza teórica e exploratória inicial, portanto não trabalha com comprovação empírica, mas espera-se que o artigo também contribua e incentive futuras pesquisas em torno destes temas e seus desdobramentos.
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