DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DAS PRECIPITAÇÕES E A RELEVÂNCIA DA OROGRAFIA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL (RS)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A distribuição espaço-temporal de precipitações permite identiï¬car tendências pluviométricas, possibilitando aplicar investimentos corretos em projetos agrícolas, hidráulicos, hidrológicos e, até mesmo, orientando uma adequada ocupação do solo. Este trabalho tem por objetivo apresentar o comportamento espaço-temporal da chuva acumulada no município de Caxias do Sul (RS) durante os anos de 2013 e 2014 e relacionar com as características orográï¬cas da região. Foi realizada avaliação geomorfológica e climatológica e, de posse de dados de 9 estações pluviométricas distribuídas no município, aplicou-se uma ferramenta de Sistema de Informação Geográï¬ca (SIG), a geoestatística. A validação cruzada permitiu determinar o método de interpolação com o menor erro médio da raiz quadrada (EMRQ), sendo a Krigagem o que apresentou os menores EMRQs. O resultado foi a geração de imagens mensais e anuais de interpolação evidenciando a distribuição das chuvas. Este estudo permitiu concluir que a orograï¬a contribui na alteração e na reorganização da chuva em Caxias do Sul, ocorrendo maiores precipitações na região dos vales da Serra Geral e sobre a sede urbana do município, onde a variação altimétrica é abrupta, com valores de 30 até 760 metros. Os menores índices pluviométricos foram identiï¬cados nos locais do Planalto dos Campos Gerais, local que não há grandes descontinuidades de altitude, ï¬ cando elas próximas aos 1.000 metros de altitude.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
BELLADONA, Rossano; VARGAS, Tiago De. DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DAS PRECIPITAÇÕES E A RELEVÂNCIA DA OROGRAFIA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL (RS). Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 3, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n3-44353. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44353. Acesso em: 19 mar. 2025.