BUILDING CAPACITY IN REMOTE SENSING USING DISTANCE LEARNING
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar a experiência do INPE na formação em sensoriamento remoto utilizando o ensino a distância. Nos últimos oito anos, a capacitação vem sendo conduzida por meio de cursos introdutórios cujo principal objetivo é difundir o uso de tecnologias de sensoriamento remoto, voltadas às aplicações ambientais. O TelEduc, ambiente computacional de código aberto e gratuito para ensino a distância, vem sendo utilizado como suporte para esses cursos, propiciando a interação entre alunos com diferentes formações. O material dos cursos inclui um livro texto, CD-ROM, vídeos e sessões interativas de web- conferência. Atividades práticas são conduzidas por meio de tutoriais e conjuntos de dados selecionados. Os alunos são incentivados a utilizar o sistema gratuito para Processamento de Informação Georeferenciadas - SPRING explorar dados de suas áreas de estudo, das fontes disponíveis (imagens CBERS e LANDSAT, mapas digitais e dados SRTM). O resultado destes cursos a distância tem sido gratificante. Os alunos têm demonstrado interesse crescente em realizar cursos mais avançados, o que incentivou o grupo de Educação a Distância (EaD) do INPE a implementar, em breve, esse tipo de curso.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
FERREIRA, H. S.; FLORENZANO, T. G.; MELLO, E. M. K.; LIMA, S. F. S. BUILDING CAPACITY IN REMOTE SENSING USING DISTANCE LEARNING. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 4, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n4-43826. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43826. Acesso em: 18 set. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").