Universidade e educação básica em rede de colaboração

um projeto de intervenção formativa no campo da Educação em Direitos Humanos (EDH)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-2025-78964

Palavras-chave:

Educação básica, Formação continuada de professores, Educação em Direitos Humanos (EDH), Educação popular, Extensão popular

Resumo

O presente relato demonstra o caminhar que vem sendo percorrido durante o desenvolvimento de um projeto de intervenção numa escola de educação básica da rede pública de Uberlândia/MG. Com ações em colaboração e vinculação à Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica (Recepe), da Universidade de Uberaba (Uniube), visa contribuir com a formação continuada de educadores/as, no entendimento que esse cotidiano escolar específico se apresenta como um dos espaços inerentes à produção e partilha de conhecimentos e experiências. A partir desse cenário e do estímulo à investigação do próprio olhar acerca de suas práticas, tem por referência as temáticas vinculadas à Educação em Direitos Humanos (EDH) nas suas diversidades, destacando os momentos de conexão e interação até então oportunizados, sob os registros, problematizações e uma prévia análise das experiências compartilhadas com parte do seu corpo gestor e docente. Como suporte metodológico, sustenta-se nas epistemes da educação popular e da extensão popular ao processo formativo objetivado. Por meio das rodas dialogadas, este projeto de extensão vem incentivando seus/suas participantes à reflexão crítica de suas trajetórias e práticas, instigando-os ao ensaio de compreendê-las e analisá-las conjuntamente, sob a possibilidade de questioná-las, confrontá-las, avaliá-las e, até mesmo, ressignificá-las.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valéria Maria Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutoranda em Educação na Universidade de Uberaba, Minas Gerais, Brasil; servidora técnico-administrativa na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; compõe a coordenação editorial dos periódicos “Em Extensão” e “Revista de Educação Popular”.

Referências

BRANDÃO, C. R.; ASSUMPÇÃO, R. Cultura rebelde: escritos sobre a educação popular ontem e agora. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 14. ed. São Paulo: Paz & Terra, 1967.

FREIRE, P. Educação e mudança. 12. ed. São Paulo: Paz & Terra, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 33. ed. São Paulo: Paz & Terra, 1996.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 48. ed. São Paulo: Cortez, 2021.

UNESCO. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Programa mundial para Educação em Direitos Humanos: segunda fase, plano de ação. Brasília, DF, 2012. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000217350_por. Acesso em: 10 fev. 2024.

Downloads

Publicado

14-08-2025

Como Citar

RODRIGUES, Valéria Maria. Universidade e educação básica em rede de colaboração: um projeto de intervenção formativa no campo da Educação em Direitos Humanos (EDH). Revista Em Extensão, Uberlândia, p. 94–108, 2025. DOI: 10.14393/REE-2025-78964. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/78964. Acesso em: 5 dez. 2025.