Universidade e educação básica em rede de colaboração
um projeto de intervenção formativa no campo da Educação em Direitos Humanos (EDH)
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-2025-78964Palavras-chave:
Educação básica, Formação continuada de professores, Educação em Direitos Humanos (EDH), Educação popular, Extensão popularResumo
O presente relato demonstra o caminhar que vem sendo percorrido durante o desenvolvimento de um projeto de intervenção numa escola de educação básica da rede pública de Uberlândia/MG. Com ações em colaboração e vinculação à Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica (Recepe), da Universidade de Uberaba (Uniube), visa contribuir com a formação continuada de educadores/as, no entendimento que esse cotidiano escolar específico se apresenta como um dos espaços inerentes à produção e partilha de conhecimentos e experiências. A partir desse cenário e do estímulo à investigação do próprio olhar acerca de suas práticas, tem por referência as temáticas vinculadas à Educação em Direitos Humanos (EDH) nas suas diversidades, destacando os momentos de conexão e interação até então oportunizados, sob os registros, problematizações e uma prévia análise das experiências compartilhadas com parte do seu corpo gestor e docente. Como suporte metodológico, sustenta-se nas epistemes da educação popular e da extensão popular ao processo formativo objetivado. Por meio das rodas dialogadas, este projeto de extensão vem incentivando seus/suas participantes à reflexão crítica de suas trajetórias e práticas, instigando-os ao ensaio de compreendê-las e analisá-las conjuntamente, sob a possibilidade de questioná-las, confrontá-las, avaliá-las e, até mesmo, ressignificá-las.
Downloads
Referências
BRANDÃO, C. R.; ASSUMPÇÃO, R. Cultura rebelde: escritos sobre a educação popular ontem e agora. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 14. ed. São Paulo: Paz & Terra, 1967.
FREIRE, P. Educação e mudança. 12. ed. São Paulo: Paz & Terra, 1979.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 33. ed. São Paulo: Paz & Terra, 1996.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 48. ed. São Paulo: Cortez, 2021.
UNESCO. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Programa mundial para Educação em Direitos Humanos: segunda fase, plano de ação. Brasília, DF, 2012. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000217350_por. Acesso em: 10 fev. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Valéria Maria Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


