Percepções docentes sobre violência escolar
o que pensam professores da educação básica em uma prática extensionista sobre direitos humanos e diversidades
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-2025-77655Palavras-chave:
Violência escolar, Direitos humanos, Diversidades, Formação docente, Educação básicaResumo
Este artigo explora a percepção de professores da educação básica sobre a violência escolar, a partir de uma prática extensionista sobre direitos humanos e diversidades. A violência escolar é um fenômeno complexo e recorrente, que impacta diretamente a experiência de docentes e estudantes. Este estudo foi desenvolvido no âmbito do projeto de pesquisa e extensão “FALA JOVEM: diálogos sobre violências e formas de resistências vivenciadas por estudantes do ensino médio em uma escola estadual de Governador Valadares”, em um momento de formação docente ocorrido em uma escola estadual localizada na cidade de Governador Valadares/MG. A pesquisa adotou uma abordagem quanti-qualitativa, utilizando os dados levantados com um questionário aplicado aos docentes. Os resultados indicam que a violência verbal e psicológica são as formas percebidas pelos respondentes como as mais frequentes no contexto escolar, sendo que a maioria dos professores opta por encaminhar os casos à direção escolar ou coordenação pedagógica, em vez de intervir diretamente. A análise sugere que a violência escolar reflete desigualdades estruturais, além de que a formação continuada dos docentes sobre temáticas de direitos humanos e diversidades, aliada a políticas institucionais eficazes, é essencial para um enfrentamento mais adequado da violência no contexto da educação básica.
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