Oficinas práticas sobre análise de dados, por meio da extensão universitária

uma aplicação na área de negócios

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-2024-72963

Palabras clave:

Análise de Dados, Extensão, Projeto integrador, Negócios

Resumen

A análise de conjuntos de dados voltada para obtenção de informações estratégicas relevantes, de modo que melhorem a qualidade das decisões tomadas em grandes empresas, tornou-se um campo conhecido, assim como os conhecimentos que compõem o tema, como estatística, programação, softwares de planilhas eletrônicas e tratamento de banco de dados. Mas, a compreensão básica sobre esse processo pode proporcionar benefícios para a comunidade e negócios locais. Assim, o projeto apresentado neste artigo busca aproximar o tema da comunidade, adaptando-o para situações cotidianas de alunos do ensino médio regular, técnico e de turmas de Educação de Jovens e Adultos, para que esses participantes passem a compreender que um olhar analítico ajuda a identificar os dados existentes em uma situação problema, criar uma organização e construir relações entre aquelas coleções de valores, produzindo informações que permitam fundamentar a capacidade decisória. A abordagem foi feita por meio de oficinas práticas em laboratório de informática, contendo temas como orçamento familiar, análise de dados de cadastro de clientes e transporte. O resultado foi um crescimento pessoal e profissional tanto para os alunos participantes quanto para os discentes que ministraram a prática extensionista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Rosalis da Silva, Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professor do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto, São Paulo, Brasil.

Vítor Rafael Nicola, Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto

Graduando em Ciências Econômicas no Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto, São Paulo, Brasil.

Citas

ALVES, A. P. O.; KOCHHANN, A.; MODESTO, J. G. Extensão universitária e formação docente: revisão sistemática de literatura. Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 13-34, 2023. DOI 10.14393/REE-v22n22023-71287. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/71287. Acesso em: 28 mar. 2024.

BRUNHERA, D. C. U. Educação financeira: um plano para aplicação nos anos finais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, Cascavel, v. 4, n. 4, p. 721-736, 2020. DOI 10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.4.25250. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/25250. Acesso em: 27 mar. 2024.

CAVALCANTE, B. L. L.; LIMA, U. T. S. Relato de experiência de uma estudante de enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. Journal of Nursing and Health, Pelotas, v. 2, n. 1, p. 94-103, 2012. DOI 10.15210/jonah.v2i1.3447. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3447. Acesso em: 27 mar. 2024.

CORRÊA, A. E. F.; FOSTER, E. L. S.; CUSTÓDIO, E. S. Perfil dos educandos do ensino médio da EJA numa escola pública em Macapá-AP. Educação e Emancipação, São Luís, v. 14, n. 3, p. 576-598, 2021. DOI 10.18764/2358-4319.v14n3p576-598. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18216. Acesso em: 17 mar. 2024.

GONÇALVES, D. K. G. Inclusão digital em busca de desenvolvimento computacional de crianças e adolescentes: um olhar para o futuro das intercomunicações sociais e profissionais. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2019. p. 1-6. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60772. Acesso em: 9 mar. 2024

HENDARMAN, A.F., CANTNER, U. Soft skills, hard skills, and individual innovativeness. Eurasian Business Review, [s. l.], v. 8, p. 139-169, 2018. DOI 10.1007/s40821-017-0076-6.

LEOBETT, J. S. et al. A Importância da Extensão Universitária: Programa Amigos da Reciclagem. Extensão & Sociedade, Natal, v. 15, n. 1, p. 7-21, 2023. DOI 10.21680/2178-6054.2023v15n1ID31050. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/31050. Acesso em: 10 mar. 2024.

MIRANDA, C. M. C.; ARRUDA, D. O. M. E-Produtos e Variáveis Comportamentais Determinantes de Compra no Varejo Virtual: um estudo com consumidores brasileiros. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 1-16, 2004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42552. Acesso em: 10 mar. 2024.

MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI 10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S2178-26792021000500060&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 mar. 2024.

OLIVEIRA, A. A. R. et al. Revitalização do Núcleo de Estudos em Gestão e Negócios por Meio do Projeto Oxigênio. Extensão & Sociedade, Natal, v. 13, n. 1, p. 8-24, 2022. DOI 10.21680/2178-6054.2022v13n1ID27345. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/27345. Acesso em: 10 mar. 2024.

OLIVEIRA, F. A. M.; MATOS, I. M. Perfil dos alunos da EJA nas escolas da Superintendência Regional de Educação de Colatina / Espírito Santo. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 911-932, 2021. DOI 10.46667/renbio.v14i2.587. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/587. Acesso em: 17 mar. 2024.

PETRÓ, M. J. Tecnologia no ensino fundamental: estatística no cotidiano. Extensão Tecnológica, Blumenau, v. 7, n. 14, p. 77-85, 2020. DOI 10.21166/rext.v7i14.1233. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/1233. Acesso em: 9 mar. 2024.

PINHEIRO, S. M. S. O perfil do aluno da EJA na atualidade. Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Maceió. Anais [...]. Maceió: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA12_ID6906_26092020173259.pdf. Acesso em: 17 mar. 2024.

SANTOS, M. A. S. O perfil do aluno da educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Porto Franco-MA. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal do Tocantins, Tocantinópolis, 2022. Disponível em: https://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/4471. Acesso em: 17 mar. 2024.

SCHIAVI, G. S. et al. On the Path to Innovation: Analysis of Accounting Companies› Innovation Capabilities in Digital Technologies. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 381-405, 2020. DOI 10.7819/rbgn.v22i2.4051. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbgn/a/qkmSf89rrMgHDLSXHn5pHtK/#. Acesso em: 17 mar. 2024.

SCHIPIETZ, T. Mapeamento de pesquisas que investigam o uso de planilhas eletrônicas no ensino de juros simples e juros compostos. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19917. Acesso em: 23 mar. 2024.

SHARDA, R.; DELEN, D.; TURBAN, E. Business intelligence, analytics, and data science: a managerial perspective. London: Pearson, 2018.

SILVA, J. C.; MEDEIROS, S. K.; CASTRO, K. K. V. Ações de extensão e a construção de espaços não formais de educação. Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 55-67, 2023. DOI 10.14393/REE-v22n22023-68068. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/68068. Acesso em: 28 mar. 2024.

TONETTO, L. M.; BRUST-RENCK, P. G.; STEIN, L. M. Perspectivas metodológicas na pesquisa sobre o comportamento do consumido. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 34, n. 1, p. 180-195, 2014. DOI 10.1590/S1414-98932014000100013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/b4YYN9wycwMHNhdMn9dVXsv/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 23 mar. 2024.

VELASCO, D. C. R. et al. Avaliação da utilização de planilhas eletrônicas como ferramenta de apoio ao ensino de engenharia. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 486-495, 2021. DOI 10.22456/1679-1916.121372. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121372. Acesso em: 9 mar. 2024.

Publicado

2024-12-19

Cómo citar

SILVA, R. R. da; NICOLA, V. R. Oficinas práticas sobre análise de dados, por meio da extensão universitária: uma aplicação na área de negócios. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 23, n. 2, p. 58–73, 2024. DOI: 10.14393/REE-2024-72963. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/72963. Acesso em: 22 dic. 2024.