Oficinas práticas sobre análise de dados, por meio da extensão universitária
uma aplicação na área de negócios
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-2024-72963Palavras-chave:
Análise de Dados, Extensão, Projeto integrador, NegóciosResumo
A análise de conjuntos de dados voltada para obtenção de informações estratégicas relevantes, de modo que melhorem a qualidade das decisões tomadas em grandes empresas, tornou-se um campo conhecido, assim como os conhecimentos que compõem o tema, como estatística, programação, softwares de planilhas eletrônicas e tratamento de banco de dados. Mas, a compreensão básica sobre esse processo pode proporcionar benefícios para a comunidade e negócios locais. Assim, o projeto apresentado neste artigo busca aproximar o tema da comunidade, adaptando-o para situações cotidianas de alunos do ensino médio regular, técnico e de turmas de Educação de Jovens e Adultos, para que esses participantes passem a compreender que um olhar analítico ajuda a identificar os dados existentes em uma situação problema, criar uma organização e construir relações entre aquelas coleções de valores, produzindo informações que permitam fundamentar a capacidade decisória. A abordagem foi feita por meio de oficinas práticas em laboratório de informática, contendo temas como orçamento familiar, análise de dados de cadastro de clientes e transporte. O resultado foi um crescimento pessoal e profissional tanto para os alunos participantes quanto para os discentes que ministraram a prática extensionista.
Downloads
Referências
ALVES, A. P. O.; KOCHHANN, A.; MODESTO, J. G. Extensão universitária e formação docente: revisão sistemática de literatura. Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 13-34, 2023. DOI 10.14393/REE-v22n22023-71287. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/71287. Acesso em: 28 mar. 2024.
BRUNHERA, D. C. U. Educação financeira: um plano para aplicação nos anos finais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, Cascavel, v. 4, n. 4, p. 721-736, 2020. DOI 10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.4.25250. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/25250. Acesso em: 27 mar. 2024.
CAVALCANTE, B. L. L.; LIMA, U. T. S. Relato de experiência de uma estudante de enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. Journal of Nursing and Health, Pelotas, v. 2, n. 1, p. 94-103, 2012. DOI 10.15210/jonah.v2i1.3447. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3447. Acesso em: 27 mar. 2024.
CORRÊA, A. E. F.; FOSTER, E. L. S.; CUSTÓDIO, E. S. Perfil dos educandos do ensino médio da EJA numa escola pública em Macapá-AP. Educação e Emancipação, São Luís, v. 14, n. 3, p. 576-598, 2021. DOI 10.18764/2358-4319.v14n3p576-598. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18216. Acesso em: 17 mar. 2024.
GONÇALVES, D. K. G. Inclusão digital em busca de desenvolvimento computacional de crianças e adolescentes: um olhar para o futuro das intercomunicações sociais e profissionais. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2019. p. 1-6. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60772. Acesso em: 9 mar. 2024
HENDARMAN, A.F., CANTNER, U. Soft skills, hard skills, and individual innovativeness. Eurasian Business Review, [s. l.], v. 8, p. 139-169, 2018. DOI 10.1007/s40821-017-0076-6.
LEOBETT, J. S. et al. A Importância da Extensão Universitária: Programa Amigos da Reciclagem. Extensão & Sociedade, Natal, v. 15, n. 1, p. 7-21, 2023. DOI 10.21680/2178-6054.2023v15n1ID31050. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/31050. Acesso em: 10 mar. 2024.
MIRANDA, C. M. C.; ARRUDA, D. O. M. E-Produtos e Variáveis Comportamentais Determinantes de Compra no Varejo Virtual: um estudo com consumidores brasileiros. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 1-16, 2004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42552. Acesso em: 10 mar. 2024.
MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI 10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S2178-26792021000500060&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 mar. 2024.
OLIVEIRA, A. A. R. et al. Revitalização do Núcleo de Estudos em Gestão e Negócios por Meio do Projeto Oxigênio. Extensão & Sociedade, Natal, v. 13, n. 1, p. 8-24, 2022. DOI 10.21680/2178-6054.2022v13n1ID27345. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/27345. Acesso em: 10 mar. 2024.
OLIVEIRA, F. A. M.; MATOS, I. M. Perfil dos alunos da EJA nas escolas da Superintendência Regional de Educação de Colatina / Espírito Santo. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 911-932, 2021. DOI 10.46667/renbio.v14i2.587. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/587. Acesso em: 17 mar. 2024.
PETRÓ, M. J. Tecnologia no ensino fundamental: estatística no cotidiano. Extensão Tecnológica, Blumenau, v. 7, n. 14, p. 77-85, 2020. DOI 10.21166/rext.v7i14.1233. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/1233. Acesso em: 9 mar. 2024.
PINHEIRO, S. M. S. O perfil do aluno da EJA na atualidade. Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Maceió. Anais [...]. Maceió: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA12_ID6906_26092020173259.pdf. Acesso em: 17 mar. 2024.
SANTOS, M. A. S. O perfil do aluno da educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Porto Franco-MA. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal do Tocantins, Tocantinópolis, 2022. Disponível em: https://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/4471. Acesso em: 17 mar. 2024.
SCHIAVI, G. S. et al. On the Path to Innovation: Analysis of Accounting Companies› Innovation Capabilities in Digital Technologies. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 381-405, 2020. DOI 10.7819/rbgn.v22i2.4051. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbgn/a/qkmSf89rrMgHDLSXHn5pHtK/#. Acesso em: 17 mar. 2024.
SCHIPIETZ, T. Mapeamento de pesquisas que investigam o uso de planilhas eletrônicas no ensino de juros simples e juros compostos. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19917. Acesso em: 23 mar. 2024.
SHARDA, R.; DELEN, D.; TURBAN, E. Business intelligence, analytics, and data science: a managerial perspective. London: Pearson, 2018.
SILVA, J. C.; MEDEIROS, S. K.; CASTRO, K. K. V. Ações de extensão e a construção de espaços não formais de educação. Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 55-67, 2023. DOI 10.14393/REE-v22n22023-68068. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/68068. Acesso em: 28 mar. 2024.
TONETTO, L. M.; BRUST-RENCK, P. G.; STEIN, L. M. Perspectivas metodológicas na pesquisa sobre o comportamento do consumido. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 34, n. 1, p. 180-195, 2014. DOI 10.1590/S1414-98932014000100013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/b4YYN9wycwMHNhdMn9dVXsv/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 23 mar. 2024.
VELASCO, D. C. R. et al. Avaliação da utilização de planilhas eletrônicas como ferramenta de apoio ao ensino de engenharia. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 486-495, 2021. DOI 10.22456/1679-1916.121372. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121372. Acesso em: 9 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rodrigo Rosalis da Silva, Vítor Rafael Nicola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.