Ações de extensão e a construção de espaços não formais de educação

Autores

  • Jusciane da Costa e Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Subênia Karine de Medeiros Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Késia Kelly Vieira de Castro Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v22n22023-68068

Palavras-chave:

Ambiente de educação não formal, Divulgação científica, Aprendendo brincando

Resumo

O papel da divulgação científica para que a população tenha conhecimento sobre o quanto a Ciência está presente no cotidiano é importante e necessário para a formação de uma sociedade mais consciente. Uma alternativa de construção desses espaços é a realização de ações que divulguem a Ciência, dispostas nos mais diversos lugares, além dos muros das Universidades e das instituições formais de ensino. Locais como parques, praças e teatros, ocupados com uma programação diversificada, que tragam diálogos sobre Ciência. O projeto Ciência no Parque, idealizado e executado por docentes e discentes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), tem como objetivo popularizar o conhecimento sobre Ciência, por meio de metodologias mais interativas, realizando eventos científicos em espaços públicos da cidade de Mossoró/RN. Com potencial reconhecido pela comunidade acadêmica e pela sociedade, novos desafios foram surgindo e houve a necessidade de formação específica de equipes que pudessem atender demandas que fortalecessem a divulgação científica na região, assim, surgiram os grupos de ciência básica, o Brincando Quimicamente e o Física Divertida. Ao participar de vários eventos, os grupos realizaram exposições de experimentos interativos e de baixo custo, relacionados à química, física e robótica, unindo conhecimento, ludicidade e diversão.

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Biografia do Autor

Jusciane da Costa e Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutora em Física pela Universidade Federal do Ceará, Brasil; professora na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Rio Grande do Norte, Brasil.

Subênia Karine de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutora em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil; professora na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Rio Grande do Norte, Brasil.

Késia Kelly Vieira de Castro, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil; professora na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Rio Grande do Norte, Brasil.

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Publicado

22-12-2023

Como Citar

SILVA, J. da C. e; MEDEIROS, S. K. de; CASTRO, K. K. V. de. Ações de extensão e a construção de espaços não formais de educação. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 55–67, 2023. DOI: 10.14393/REE-v22n22023-68068. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/68068. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

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