Interfaces da divulgação científica na era digital pós-pandêmica

“Cérebro Descomplicado” na rede

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v22n12023-67766

Palabras clave:

Ciência, Extensão, Neurofisiologia, Redes sociais

Resumen

A era digital está estabelecida e, com ela, as formas de acesso à informação mudaram drasticamente nas últimas décadas. As redes sociais, em especial, ganharam grande destaque e a disseminação de informações é desenfreada, muitas vezes, não apresentando bases científicas sólidas. Nesse contexto, o presente relato de experiência visa apresentar o projeto de extensão “Cérebro Descomplicado”, uma iniciativa de divulgação científica séria e comprometida, e a utilização das redes sociais como ferramenta principal de divulgação. Embora a reflexão sobre os efeitos do uso das redes sociais sobre a ciência seja primordial, o impacto do projeto reforça a importância dos novos meios de disseminação de informações na sociedade moderna, demonstrando que as redes sociais podem ser uma ferramenta eficiente de divulgação científica e diálogo entre a universidade e a sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla Patricia Bejo Wolkers, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Ciências (Fisiologia) pela Universidade de São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na mesma instituição; professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Citas

ANDRADE, R. O. Resistência à ciência: crise de confiança suscita debate mundial sobre como enfrentar ataques ao conhecimento científico. Pesquisa Fapesp, São Paulo, n. 284, p. 17- 21, 2019. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/resistencia-a-ciencia/. Acesso em: 15 jan. 2023.

DATAREPORTAL. Digital 2022: Global Overview Report. 2022. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2022-global-overview-report. Acesso em: 15 jan. 2023.

SANTAELLA, L. A pós-verdade é verdadeira ou falsa? São Paulo: Estação das Letras, 2018.

SANTAELLA, L. As ambivalências da divulgação científica na era digital. Boletim Gepem, Seropédica, n. 75, p. 7-17, 2019. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/205. Acesso em: 15 jan. 2023.

YEUNG, A.; NG, E.; ABI-JAOUDE, E. TikTok and attention-deficit/hyperactivity disorder: a cross-sectional study of social media content quality. The Canadian Journal of Psychiatry, Ottawa, v. 67, n. 12, 2022. DOI 10.1177/07067437221082854. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35196157/. Acesso em: 15 jan. 2023.

Publicado

2023-06-26

Cómo citar

WOLKERS, C. P. B. Interfaces da divulgação científica na era digital pós-pandêmica: “Cérebro Descomplicado” na rede. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 204–214, 2023. DOI: 10.14393/REE-v22n12023-67766. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/67766. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência